Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Startup curitibana lança sistema inovador para gestão de obras

O Teatro do Paiol mais uma vez se tornou o palco para discussão da inovação em Curitiba. Na noite desta quarta-feira (27/2), especialistas apresentaram as tendências de mercado para o setor de inovação na construção civil. Na imagem Alexia Motter, Thiago Campestrini e Thiago Weingartner, da startup Tecza - Curitiba, 27/02/2019 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O Teatro do Paiol mais uma vez se tornou o palco para discussão da inovação em Curitiba. Na noite desta quarta-feira (27/2), especialistas apresentaram as tendências de mercado para o setor de inovação na construção civil.

Com o tema "Os caminhos da inovação na construção civil" os especialistas Marcos Kahtalian, sócio diretor da Brain Bureau de Inteligência Corporativa; Marcel Malczewski, CEO da M3 Investimentos e ex-CEO da Bematech e Tiago Campestrini, CEO  do Tecza e sócio-proprietário da Campestrini Tecnologia, apresentaram as mudanças dos hábitos nas relações das pessoas, a incorporação de novas rotinas, equipamentos e tecnologias, os principais gargalos da construção civil e como a inovação e a tecnologia estão resolvendo essas dificuldades.

No evento também foi lançado o sistema Tecza de gestão para a construção civil. Utilizando o sistema BIM (Building Information Model), a solução otimiza diversos processos no sistema construtivo de uma obra, podendo projetar a quantidade de material de construção necessário apenas com uma foto do que se pretende construir.

Além disso, o sistema antecipa problemas que possam surgir no decorrer da obra, como atrasos no andamento e desintegração de etapas, sendo também configurável com as necessidades de cada cliente, tudo isso em uma plataforma que pode ser acessada com ou sem internet de qualquer computador, sem a necessidade de instalar um programa.

Foi essa otimização dos processos que a construtora Swell buscava e encontrou na ferramenta lançada oficialmente no evento. “Estamos testando a solução há três semanas e os resultados já vieram. Os fluxos e processo ficaram mais fáceis, sem precisar ficar a todo momento caminhando pela obra. Além disso o sistema não é engessado, conseguimos adaptar para o que nós precisamos especificamente”, explica o diretor de engenharia da empresa, Thiago Maciel Pisseti.  

LEIA MAIS:


Como superar a carência do sistema para a gestão de obras

A startup e sistema Tecza surgiu do trabalho conjunto de três engenheiros civis que observaram a carência de um sistema completo e moldável para a gestão de obras. Alexia Motter, Thiago Campestrini e Thiago Weingartner desenvolveram a solução em um projeto de aceleração da federação das Indústrias do Paraná Fiep. O projeto se tornou uma startup dentro da Campestrini Tecnologia, empresa curitibana que atua no mercado desde 2006.

“O Tecza surgiu com base em três pilares: processo, capacitação e ferramenta. O sistema é único no Brasil e oferece dados precisos e atualizados do acompanhamento e projeção da obra, economizando recursos financeiros, mão de obra e principalmente tempo”, ressalta a sócia Alexia Motter.

Integrados ao ecossistema de inovação do Vale do Pinhão, a startup está instalada no Centro de Curitiba e em ampla expansão comercial, hoje são 17 funcionários trabalhando com o sistema e em breve mais serão contratados.

“Apostamos na cultura da inovação fomentada pelo Vale do Pinhão da Prefeitura de Curitiba, e com essas conexões queremos ampliar o nosso valor entregue, participação e experiência dos usuários. É preciso que experimentem as soluções disponíveis, avaliem o impacto para resolver os problemas, essa é a melhor forma de inovação”, reforçou o sócio Tiago Campestrini.

Presenças

O evento também contou com a presença do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, do superintendente de Implantação de Obras Urbanas, Moacir José da Silva, e do diretor jurídico da Agência Curitiba de Inovação, Frederico Augusto Munhoz da Rocha Lacerda.

Outras informações sobre o sistema Tecza podem ser acessadas no site: gotecza.com