Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais agilidade

Solicitação para eventos e renovação de alvarás já podem ser feitas via online

A Prefeitura de Curitiba ampliou os serviços para empreendedores no site do município, que agora permite que profissionais autônomos façam a Consulta Prévia de Localização para eventos e também que empresas renovem seus alvarás comerciais via online. Foto:Divulgação/SMCS

A Prefeitura de Curitiba ampliou os serviços para empreendedores no site do município, que agora permite que façam a Consulta Prévia de Viabilidade profissionais autônomos, realizadores de eventos e também empresas que queiram renovar seus alvarás comerciais via online.

Os serviços estão disponíveis a partir deste mês de setembro, de forma que os empreendedores não precisam mais se deslocar até a Secretaria Municipal de Urbanismo para fazer esses procedimentos.

A consulta prévia é necessária quando o empreendedor pretende fazer qualquer tipo de evento que vá gerar agrupamento de pessoas.

A diretora do departamento de Uso e Controle do Solo, Mara Lúcia Ferreira, explica que a área do site foi reformulada com a entrada do Sistema Empresa Fácil.

O sistema foi implementado em agosto deste ano para facilitar a abertura de empresas e retirada do alvará comercial. Ele integra a Prefeitura a outras instituições, sendo que a Junta Comercial do Paraná faz parte desta primeira fase.

Pelo site do Empresa Fácil são realizados outros serviços bastante procurados pelos empreendedores, como  abertura e alteração de empresas, o registro de microempreendedor Individual e alterações de cadastro da empresa na Receita Federal.

Veja como funciona o serviço online:
- Renovação de alvará
Com o número da inscrição municipal da empresa, o sistema carrega os dados do lote/endereço e das atividades comerciais, para facilitar o preenchimento. Caso seja do interesse alterar estes dados, ele deverá entrar no site Empresa Fácil (da RedeSim), como alteração de alvará;
- Autônomos
Basta inserir a indicação fiscal do imóvel, e atividade constante na Classificação Brasileira de Ocupações;
- Eventos
Deverá indicar a inscrição municipal ou CNPJ da empresa promotora de eventos, a indicação fiscal do imóvel e optar pelo ramo adequado para o evento/circo/produção artística;

Clique aqui para acessar diretamente os novos serviços da secretaria de Urbanismo e aqui para o Empresa Fácil.