Participantes dos programas Jovem Aprendiz, Estágio de Ensino Médio e Agentes de Cidadania, desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), estiveram nesta quinta-feira (7/3) no primeiro encontro Qualifica Juventude de Curitiba do ano. O programa tem como missão formar jovens que atuam no serviço público para aprimorar o atendimento aos cidadãos e também os futuros profissionais que ingressarão no mercado de trabalho.
O encontro foi uma parceria entre a Smelj e a Fundação de Ação Social (FAS) e aconteceu no Solar da Cultura. Participaram 58 jovens e adolescentes, que foram direcionados em dinâmicas de grupo e de socialização, conduzidos pela professora e psicóloga Marcia Walter e pelo diretor da Assessoria da Juventude e Paradesporto, Helton Stais, que apresentou a estrutura e funcionamento da Smelj e praticas e postura no serviço público.
“Nosso objetivo com esta qualificação é proporcionar uma formação contínua aos jovens que atuam no serviço público dentro da Smelj, para aprimorar o atendimento ao cidadão, e contribuir com o desenvolvimento de futuros profissionais que logo ingressarão no mercado de trabalho”, disse o diretor Helton.
A Assessoria da Juventude e Paradesporto é responsável pela articulação de políticas públicas para jovens de 15 a 29 anos tendo como eixos de atuação Qualificação, Emprego e Renda; Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia; Acesso e Garantia de Direitos; e Comunicação Diálogo e Cidadania.
Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz funciona sob gestão da Fundação de Ação Social (FAS) e visa promover a aprendizagem profissional no município de Curitiba.
O programa atua gerindo parcerias voltadas à contratação de aprendizes para a FAS, demais setores do município e outras instituições públicas e privadas, a fim de incluir prioritariamente o público em situação de vulnerabilidade ou risco social no mercado de trabalho na condição de aprendiz.
O público atendido é formado por adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, estudantes ou com o ensino médio concluído, prioritariamente em situação de vulnerabilidade, além de pessoas com deficiência a partir de 14 anos e sem limite de idade.
Agentes de Cidadania
É gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Família do Estado do Paraná em parceria com o Município de Curitiba, por meio da Assessoria da Juventude.
Para participar do Programa Bolsa Agentes da Cidadania nos Centros da Juventude de Curitiba, os adolescentes e jovens interessados precisam atender a alguns critérios: apresentar proposta de atuação nas áreas de esporte, lazer, cultura e cidadania exequível e no interesse da comunidade; quando em idade escolar, estar matriculado em sistema de ensino; e ter renda mensal familiar “per capita” menor ou igual a um salário mínimo.
As bolsas de agentes de 14 a 17 anos são pagas por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA). Já as bolsas voltadas à faixa etária de 15 a 24 anos são pagas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)/Paraná Seguro.