O Smart City Expo Curitiba 2018, maior evento de cidades inteligentes do mundo, começa nesta quarta-feira (28/2) e abre a programação de aniversário da capital, que completa 325 anos no dia 29 de março. Durante todo o próximo mês, serão mais de 20 eventos voltados à população, entre inaugurações, mutirões, lançamentos de programas, eventos voltados à inovação, ações de orientação e atividades culturais.
Exemplo internacional em planejamento urbano, Curitiba também está se tornando referência em inovação com o Vale do Pinhão, o ecossistema de Curitiba voltado à Nova Economia, que será destaque no Smart City Expo. O evento tem apoio da Prefeitura e vai até quinta (1/3), no Expo Renault Barigui.
“Durante os dois dias do Smart City, que abre o calendário de eventos em comemoração aos 325 anos de Curitiba, estaremos mostrando que o Vale do Pinhão é um ecossistema fomentado pela Prefeitura, que está atuando em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável na capital, com geração de emprego e renda”, destaca o prefeito Rafael Greca.
O objetivo desta rede, idealizada pelo prefeito, apoiada pela Prefeitura e integrada por empreendedores, startups, poder público, universidades, empresas e terceiro setor, é ajudar a acelerar parcerias de incentivo à tecnologia, de criação de startups, de educação voltada à cultura da inovação, de revitalização de regiões da capital e de incentivo à eficiência em todas as áreas da administração municipal.
Várias das propostas do ecossistema de inovação serão mostradas no Smart Plaza Vale do Pinhão, uma espécie de praça idealizada pela Prefeitura para divulgar a rede e que ocupará um quarto dos 800 metros quadrados da área de exposição do evento internacional.
Soluções inovadoras
Startups que fazem parte do Vale do Pinhão estarão presentes no Smart City Expo com tecnologias e soluções inovadoras que mudam o dia-a-dia das pessoas e que também ajudam a rever a dinâmica e o planejamento de cidades, tornando-as ainda mais inteligentes.
Entre os expositores e participantes dos pitches, estão confirmadas uma startup que torna “inteligente” postes de iluminação pública; uma empresa que desenvolve hortas verticais para pequenos espaços com auto irrigação via aplicativo de smartphone; uma pequena montadora de carros elétricos; um empreendedor que criou um robô de pré-avaliação de visão e uma fabricante de óculos especiais que reforçam o conteúdo de uma aula ao levar os estudantes a uma viagem em realidade virtual sobre tema proposto pelo professor.
Cidade inteligente
O espaço do Vale do Pinhão no Smart City também mostrará as iniciativas inovadoras da Prefeitura para a população, como o Curitiba, Cidade das Startups, programa criado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para capacitar e promover conexões entre empreendedores e a rede de inovação da cidade; os Faróis do Saber e Inovação, espaços públicos makers, em que as crianças da rede municipal de educação podem construir protótipos com impressora 3D; o aplicativo Saúde Já, que reduziu as filas para o pré-atendimento médico nas unidades de saúde do município; o Worktiba Barigui, primeiro coworking público do país; e o Centro de Agricultura Urbana, que está sendo implantado em uma área dentro do Vale do Pinhão.
As soluções de resgate de regiões que precisam de requalificação urbana, frutos da união da população, da iniciativa privada e do poder público, também estão no Smart City Expo. “Em Curitiba, desde o início da minha gestão, estamos incentivando este esforço conjunto da Prefeitura, da iniciativa privada e do terceiro setor, que integram o Vale do Pinhão, para revitalizar bairros como o Rebouças e o Prado Velho, que integram a antiga área industrial da capital”, salienta Greca.
Um exemplo concreto desse estímulo à requalificação de áreas é a inauguração, no ano passado, do Engenho da Inovação, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e principal espaço de fomento do ecossistema. No local, situado no bairro do Rebouças, desenvolve-se uma agenda ativa e qualificada de ações, que incentiva o networking e a qualificação profissional.
“No ano passado, o Engenho da Inovação recebeu mais de 50 eventos voltados à inovação, como palestras, debates, feiras, workshops, experimentações de novas tecnologias e conferências internacionais”, lembra o diretor técnico da Agência Curitiba, Tiago Francisco da Silva.
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já delimitou e desenvolveu um projeto urbanístico para a região do Vale do Pinhão, que prevê escritórios compartilhados, espaços de evento, sedes de startups e até moradias sociais entre as avenidas Marechal Floriano Peixoto e Sete de Setembro, a Linha Verde e o Rio Belém. Já o movimento Reação Urbana, iniciativa da oscip Reurb e da revista Haus (Gazeta do Povo), tem o apoio da Prefeitura e está mapeando e promovendo debates e palestras para revitalização urbana das regiões do Vale do Pinhão.
O Vale do Pinhão, no entanto, não se limita ao Rebouças e região. “O ecossistema de inovação de Curitiba está por toda a cidade”, justifica diretor técnico da Agência Curitiba. Parte do Salão de Atos do Barigui, por exemplo, já é o primeiro coworking público de Curitiba.
No Worktiba Barigui, os empreendedores têm acesso a 35 estações conectadas à internet de fibra ótica e dez computadores estão à disposição das empresas selecionadas. O segundo espaço colaborativo Worktiba será inaugurado, em março, no bairro São Francisco e a terceira unidade está em fase de planejamento e será anunciada durante a apresentação da iniciativa no espaço do Vale do Pinhão no Smart City Expo. Os Worktibas são administrados pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Smart City
Promovido pela primeira vez no Brasil, o Smart City Expo Curitiba 2018 vai reunir, na quarta (28/2) e quinta (1/3), cerca de cinco mil pessoas, entre representantes do setor privado, órgãos de administração pública, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, incubadoras e corporações, além de empresários e investidores do Brasil e de diversos outros países.
O evento internacional será dividido em quatro temas: tecnologia disruptiva (que quebram padrões), governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro. “O Smart City dará a oportunidade de o público conhecer em primeira mão projetos de cidades inteligentes e novas soluções que estão no mercado para melhorar os serviços públicos”, antecipa André Telles, cofundador e diretor da iCities, empresa que está organizando o evento internacional na capital.
Sob a chancela da FIRA Barcelona Internacional – consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona – a capital paranaense recebe grandes nomes internacionais do urbanismo, arquitetura e sustentabilidade, além de agentes públicos que promoveram transformações em grandes cidades.
O Smart City Expo contará ainda com área de exposição e congresso, em que palestrantes nacionais e internacionais apresentarão casos de cidades inteligentes. O arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), grupo mundialmente conhecido por estudar a forma como as tecnologias estão mudando a forma de perceber, planejar e vivenciar as cidades; e o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015, são alguns dos destaques do congresso e farão palestras no dia 28 de fevereiro.
A visita à feira do Smart City será gratuita, mas é preciso credenciamento para conhecer os expositores. Já o acesso à área do congresso irá ocorrer mediante inscrição e compra de passaporte.
Semana da inovação
Extensão do Smart City, o Movimenta Curitiba também integra a programação de aniversário da cidade e vai ocorrer no sábado (3/3) e domingo (4/3). Será o primeiro festival de inovação organizado por todo o ecossistema que integra o Vale do Pinhão.
O evento irá ocorrer no espaço Usina5, no Prado Velho, e vai oferecer mais de 100 palestras, 47 exposições e oportunidades de negócios na área de inovação para estudantes, empreendedores e pessoas em busca de novos desafios. Além disso, 120 startups estarão apresentando seus projetos. O Movimenta Curitiba será ainda um ponto de encontro para o fim de semana, com música, food trucks, intervenções de grafite e até corridas de drones.
Intervenções culturais promovidas pela Fundação Cultural de Curitiba e a divulgação do Worktiba também ocorrerão no festival. Toda a programação será gratuita.
Serviço: Smart City Expo Curitiba 2018
Data: quarta (28/2) e quinta-feira (1/3)
Horário: das 10h30 às 19h30 (quarta) e das 9h30 às 18h30 (quinta) - credenciamento a partir das 8h30
Local: Expo Renault Barigui, Rua Batista Ganz, 430, Santo Inácio (Parque Barigui).
A visita à feira do Smart City será gratuita, mas é preciso credenciamento para conhecer os expositores. Já o acesso à área do congresso irá ocorrer mediante inscrição e compra de passaporte.
Mais informações, inscrições e compra de passaporte para o congresso no www.smartcityexpocuritiba.com.