Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança

Sítio Cercado terá 27 câmeras e central de monitoramento digital

Assinatura da ordem de serviço para implantação do videomonitoramento na região do Sítio Cercado. Curitiba, 18/05/2012 Foto: Luiz Costa/SMCS

A Prefeitura de Curitiba autorizou nesta sexta-feira (18) o início da implantação de um sistema de videomonitoramento digital no Sítio Cercado.  A central, operada pela Guarda Municipal, irá dar mais segurança aos moradores e comerciantesdo bairro.

O projeto pioneiro, exclusivo no Brasil, vai funcionar no Sítio Cercado até o fim de julho. Serão 27 câmeras e uma central de monitoramento com tecnologia 100% digital de imagem e som. Além disso, o equipamento permitirá a interatividade da população que poderá acionar sinais de alerta e se comunicar via rádio com a central.

A ordem de serviço da implantação do videomonitoramento na região foi assinada pelo superintendente da Secretaria Municipal da Defesa Social, Osni Stival, na manhã desta sexta. A licitação, realizada neste ano, teve como vencedora a empresa Afluir Negócios e Tecnologia em Informática. O prazo para a implantação é de 75 dias, prorrogáveis por mais 15, e o valor do projeto é R$ 545 mil.

O projeto é financiado em convênio com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. “O projeto une  Ministério da Justiça, município e a comunidade”, explica um dos gestores do projeto, Marlon Cardoso.

Segundo o secretário da Defesa Social, Nazir Abdalla Chain, a segurança eletrônica já  provou o quanto é eficiente para inibir a criminalidade e desvendar os casos registrados.

"O município, em convênio com o Ministério da Justiça, mais uma vez, investe atenção nas políticas dessa área. Os principais beneficiados são as famílias do Sítio Cercado e, consequentemente, de toda Curitiba”, diz o secretário.

A presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Sítio Cercado, Palmira de Oliveira, concorda e comemora a assinatura. “Este projeto vinha sendo trabalhado há quatro anos e teve total envolvimento da comunidade”, afirma. Ela conta que o Conselho acompanhou de perto todas as etapas do processo e ajudou a mapear as 17 áreas onde há maior concentração de violência e que receberão as 27 câmeras.

“Os comerciantes estão mais tranqüilos com essa novidade, que certamente irá diminuir a criminalidade e o vandalismo no bairro”, informa Palmira. “É um momento histórico para o Sítio Cercado”, diz a presidente do Conselho.
 
Tecnologia - “O Sítio Cercado é o primeiro bairro, fora da região central de Curitiba, a receber uma central de monitoramento exclusiva”, explica Marlon Cardoso. “As 27 novas câmeras fazem parte do projeto para a Copa do Mundo da FIFA 2014 na área de segurança, que prevê um total de 450 câmeras instaladas na cidade até o mundial”, diz.

Atualmente, Curitiba conta com 116 câmeras de monitoramento. As imagens captadas por elas ficam armazenadas em uma central e podem ser usadas pelas demais forças de segurança, Ministério Público e Judiciário, na elucidação de crimes, condenações e busca por foragidos.

Segundo Marlon, as novas câmeras terão mais riqueza de definição e uma capacidade maior de abrangência de imagens do que as atuais. Ele explica que os equipamentos utilizam conectividade hibrida (rádio e fibra óptica) com intercomunicação dos locais monitorados com a Central de Operações e ainda uma possibilidade de operação via Tablet 3G.
 
Sítio Cercado – Localizado no Sul da cidade, dentro da Regional Bairro Novo, o bairro Sítio Cercado tem uma população de 115 mil habitantes. No local, há aproximadamente 14 mil estabelecimentos comerciais, que contabilizam diariamente um fluxo médio de 20 mil pessoas.

Apenas na região mais movimentada da Rua Izaac Ferreira da Cruz, num trecho de aproximadamente três quilômetros, estão três mil pontos de comércio.