No portal do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o www.ippuc.org.br, estão disponíveis diferentes sistemas de informação e estatísticas que dão suporte ao planejamento de Curitiba e também da Região Metropolitana.
De acordo com o coordenador de Geoprocessamento do Ippuc, Oscar Schmeiske, o instituto agrega cerca de 800 níveis de informações em suas bases de dados. “Elas são levantadas para atender três demandas principais: informações estatísticas gerais, atendimento a projetos específicos e definição de indicadores que permitam acompanhar os planos urbanos e o desenvolvimento da cidade.”
Técnicos do Ippuc organizam as bases necessárias para aplicações nos projetos e no planejamento da cidade. Os dados, produzidos pelo instituto e por fontes secundárias, são coletados através de diversos instrumentos, incluindo visitas a sites de internet, consultas a sistemas, utilização de sensores e pesquisas de campo. São 60 funcionários envolvidos na coleta, organização e análise das informações.
As informações disponibilizadas pelo Ippuc podem ser exclusivamente estatísticas, como uma listagem do número de domicílios por bairro, ou especializada, como um mapa mostrando a concentração desses domicílios. “Na informação geográfica, é possível, por exemplo, cruzar dados sobre escolas e parques, a fim de saber a proximidade dos alunos a espaços de lazer da cidade”, completa o coordenador de Geoprocessamento do Ippuc. “À medida que reconhecemos as demandas por informações específicas, vamos disponibilizando no site. Os dados mais buscados são mapas e planilhas prontos, mas também há a possibilidade de ir mais a fundo construir sua própria informação”, diz Schmeiske.
Mapas de distribuição de renda, localização de escolas e postos de saúde, a evolução da população de um bairro e a história de Curitiba são exemplos do que pode ser encontrado no portal do Ippuc.
Sistemas
Uma das bases de informação mais acessadas no portal do Ippuc é a do Sistema de Equipamentos Urbanos de Curitiba (Seuc), que integra o cadastro das unidades de atendimento públicas e particulares destinadas à prestação de serviços como creches, bibliotecas e postos de saúde.
De acesso livre, o Seuc tem informações sobre os serviços da administração pública, entre eles o de abastecimento alimentar, assistência social, comunicação, cultura, educação, habitação, patrimônio histórico, segurança, trânsito, transporte, turismo. Lá, é possível encontrar a localização e os horários de funcionamento dos equipamentos da cidade.
Há também o Curitiba em Dados, com detalhes dos bairros e administrações regionais, incluindo indicadores, dados históricos, estatísticos, mapas, planilhas e fotos; o Infocuritiba, com conteúdo multidisciplinar da Grande Curitiba que integra dados socioeconômicos e físico-territoriais; o Metrogeo, com funcionalidades geoespaciais, que congrega dados geográficos, cartográficos, tabulares e imagens da Região Metropolitana de Curitiba (RMC); e o de consulta ao acervo da Biblioteca do Ippuc, que inclui material bibliográfico e projetos elaborados pelos técnicos do instituto.
Para acessar a base de dados no portal do Ippuc (www.ippuc.org.br) clique no menu “informações” e em “sistemas de informação”.