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Transparência

Sistema de bilhetagem eletrônica do transporte passará por avaliação

Os sistemas de bilhetagem eletrônica (SBE) utilizados tanto em Curitiba quanto na Região Metropolitana vão passar por uma rigorosa avaliação. Foto: Luiz Costa/SMCS

Os sistemas de bilhetagem eletrônica (SBE) – que fazem o controle de operação, fiscalização e movimentação financeira do transporte coletivo – utilizados tanto em Curitiba quanto na Região Metropolitana vão passar por uma rigorosa avaliação, a ser feita em conjunto pela Urbs, Comec (responsável pelo transporte metropolitano), empresários do transporte e a comissão de auditoria da Urbs.

O trabalho, que se estenderá a todas as áreas dos SBE, é uma iniciativa da Urbs e vai avaliar, por exemplo, o controle de gratuidades, isenções, prazos de validade dos créditos transporte e operações financeiras, entre outros itens. Também servirá para identificar oportunidades de aprimoramento do controle e da manutenção dos sistemas e dos equipamentos necessários ao seu funcionamento, como catracas, validadores e nobreaks.

Esta é a primeira vez que os sistemas de bilhetagem são submetidos a uma avaliação conjunta envolvendo poder público e iniciativa privada. O objetivo, explica o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior, é responder a todos os questionamentos, em mais uma medida de total transparência no transporte coletivo em Curitiba. “É preciso que todas as dúvidas sejam esclarecidas. Vamos fazer um levantamento completo, verificar e conferir todos os dados e informações, e isso será feito de forma aberta, com participação, inclusive, das empresas que operam o transporte coletivo”, afirma.

O sistema

O sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Curitiba começou a ser implantado em 2004, com a substituição dos antigos vales transporte de níquel e de papel pelo cartão transporte. Hoje, todos os ônibus da Rede Integrada de Transporte têm GPS, computadores de bordo e dispositivos eletrônicos que permitem monitoramento e comunicação em tempo real com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs.

As empresas de ônibus contam com um “espelho” do CCO da Urbs em suas garagens, fazendo o monitoramento e tendo comunicação com os ônibus de suas frotas. Assim, um aviso de problema mecânico, por exemplo, chega ao mesmo tempo à Urbs, a quem cabe a autorização para a troca do veículo, e à garagem responsável pelo envio de outro ônibus, agilizando o processo de substituição.

O SBE faz, entre outras funcionalidades, o controle da frota (quantos ônibus estão efetivamente rodando, por exemplo), controle de horários, velocidade desenvolvida, número de passageiros pagantes em dinheiro e com o cartão transporte, número de isentos, controle do crédito transporte, entrada de recursos da tarifa e pagamento às empresas.
 
Relatórios diários identificam onde o usuário utilizou o cartão transporte, em que data e horário e em que ônibus, terminal ou estação tubo. Quando um usuário compra créditos transporte, o sistema registra todos os movimentos, como num extrato bancário, registrando, um a um, cada crédito utilizado.

Além de contar com o espelho do CCO, por meio do qual podem monitorar sua frota e comunicação com motoristas, as empresas operadoras têm as mesmas informações registradas na Urbs sobre o número de passageiros que passaram na catraca, quantos pagaram em dinheiro, quantos pagaram com o cartão e quantos são isentos.  Essas informações ficam registradas no cartão do cobrador e em documento impresso automaticamente na garagem, no momento em que ele encerra o expediente, o que significa três extratos por dia, uma vez que os cobradores em Curitiba fazem jornada de seis horas.

Com base nessas informações, o sistema também calcula os valores a serem pagos às empresas e emite relatórios de controle financeiro e de movimentação do Fundo de Urbanização de Curitiba.

Outra das funcionalidades do sistema é o controle de venda e uso do crédito transporte – com a emissão de relatórios gerenciais, por exemplo, em que é verificado o número de créditos utilizados a cada dia – e extratos diários dos créditos utilizados e comprados, com saldo atualizado. O extrato indica dia, horário e local onde cada crédito é utilizado.