Incentivar boas práticas na administração pública, trocar experiências, promover o aprofundamento da cultura da integridade por meio de informações e debates sobre transparência, compliance e controles na administração pública.
O Canal da Música, na capital, recebeu nesta quinta-feira (1º/12) uma série de autoridades, especialistas e um público de cerca de 500 pessoas (a maioria servidores públicos da capital e do Estado) para abertura do 3º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção, realizado em parceria pelas Controladorias-Gerais de Curitiba e do Estado.
O encontro prossegue nesta sexta-feira (02/12).
“Transparência e combate à corrupção são bens inegociáveis, têm de estar presentes em toda administração pública”, afirmou Educado Pimentel, vice-prefeito de Curitiba, que representou o prefeito Rafael Greca na abertura do encontro.
“Não foi à toa que elevamos a Controladoria-Geral do Município ao status de secretaria”, completou.
O controlador-geral de Curitiba, Daniel Conde Falcão Ribeiro, destacou a importância da união de esforços entre governo e Prefeitura para promover cada vez mais a cultura da integridade no serviço público.
“Essa parceria já rendeu e vai render ainda muitos frutos”, disse.
Um dos principais focos do simpósio é a nova Lei das Licitações, a 14.133, que substituiu a 8.666/93. Ela entrou em vigor em 2021 e estabeleceu um prazo de até dois anos para adaptação das administrações.
De acordo com o vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha, a nova legislação traz uma série de inovações que apontam para modernidade na área.
“[A nova lei] Fala muito mais de governança e gestão de riscos”, exemplificou Rodrigo Fontenelle, presidente do Conaci (Conselho Nacional de Controle Interno) e Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais.
Dessa forma, portanto, questões relacionadas a compliance, integridade, transparência e gestão de riscos – áreas que tiveram muitos avanços nos últimos anos, tanto no setor público quanto no privado – ganham ainda mais relevância.
“É preciso conhecer as melhores práticas da administração pública para que todos possam desenvolver bem seu trabalho”, afirmou Siqueira.
Participantes
O encontro também contou com as presenças de Vanessa Volpi (procuradora-geral de Curitiba), Tico Kuzma (presidente da Câmara Municipal de Curitiba), João Carlos Ortega (chefe da Casa Civil do Estado), Alexandre Matschinske (presidente do Imap.)
Os palestrantes incluem ainda: Gustavo Bramilli (controlador-geral do Rio de Janeiro), Rafael Carvalho de Fassio (Procurador do Estado de São Paulo), Luiz Gustavo Cardoso (representante da ONU), Marcelo Calero (diplomata e advogado), Juliana Nascimento e Glades Chery (especialistas em compliance e gestão de riscos).
A palestra magna foi proferida por Maurino Veiga, especialista em desenvolvimento humano e organizacional.
Serviço
O evento é gratuito, voltado principalmente a servidores públicos municipais e estaduais.
A inscrições e a programação completa podem ser feitas pelo site da CGE neste link.
Local: Canal da Música. Rua Júlio Perneta, 695. Mercês.
Programação de sexta (02/12) das 8h às 12h