A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) já deu início à Operação de Fim de Ano na região da Rodoferroviária de Curitiba. A ação da Superintendência de Trânsito (Setran) foi planejada para organizar o fluxo viário durante o período de festas, quando o terminal deve receber cerca de 500 mil pessoas entre embarques, desembarques e passeios de trem.
A operação considera a expectativa de aumento no fluxo de veículos e pedestres no entorno do terminal, e também o movimento intenso para as compras no Mercado Municipal e no comércio do entorno. Para garantir a fluidez e a segurança, agentes da Setran vão atuar dentro e fora do terminal rodoferroviário em horários especiais e ampliados até o dia 5 de janeiro de 2026.
Como a região passa por intervenções viárias para obras do projeto BRT Leste/Oeste, a circulação exige atenção especial dos motoristas e pedestres, que devem respeitar a sinalização instalada no local e seguir as orientações dos agentes de trânsito.
Opções de desvios
O trecho tem dois retornos bloqueados na Avenida Affonso Camargo, que estão interditados desde setembro para as obras. O local está sinalizado e conta com reforço dos agentes da Setran.
O primeiro desvio ocorre no sentido bairro–Centro, para quem vem do Cristo Rei pela Avenida Affonso Camargo. Nesse caso, é necessário entrar à direita na Rua Dr. Faivre, seguir até a Visconde de Guarapuava, dobrar à esquerda na Rua Tibagi e novamente à esquerda para retornar à Affonso Camargo e acessar a Rodoferroviária.
O segundo ponto de desvio está localizado sob o Viaduto do Capanema. Quem sai do terminal em direção ao Centro deve seguir pelo viaduto, continuar cerca de 500 metros pela Affonso Camargo no sentido bairro, fazer o retorno à esquerda na Avenida São José, próximo ao Hospital Cajuru, e retornar à Affonso Camargo para seguir em direção às avenidas Mariano Torres e Visconde de Guarapuava.
A SMDT reforça que os bloqueios e desvios permanecem conforme o planejamento das intervenções em andamento e orienta que os motoristas redobrem a atenção. Aos condutores, a orientação é reduzir a velocidade e dar a preferência aos pedestres e ciclistas nas travessias. A velocidade máxima nos trechos em obra é de 40 km/h. Toda a região está sinalizada.
Obras avançam dentro do cronograma
O trecho vem recebendo investimentos que vão transformar completamente a infraestrutura da região. O Lote 2.3 do projeto BRT Leste/Oeste prevê novo pavimento rígido, ampliação e modernização das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária, além de calçadas acessíveis, ciclovias seguras e reorganização viária.
A diretora do Departamento de Pavimentação, Manuela Marqueño, destaca que o ritmo das obras está dentro do previsto e que as frentes de trabalho avançam simultaneamente.
“Estamos atuando em diversas etapas da obra simultaneamente, na medida do possível considerando a grande circulação de veículos e pedestres na região, para garantir o cumprimento do cronograma. Os serviços em execução no momento incluem drenagem, terraplenagem, calçadas e pavimentação em concreto que garantirá maior durabilidade ao corredor”, explica Manuela.
Avenida Presidente Affonso Camargo
Na canaleta exclusiva do transporte coletivo, entre o Viaduto Capanema e a Rua Mariano Torres, já foram realizados ou estão em execução: fresagem e remoção de capa asfáltica em 690 metros; drenagem (145 m); escavação para alargamento (260 m); travessia longitudinal; regularização do pavimento (340 m); aplicação e compactação de base para o novo pavimento (340 m) e 150 metros de pavimento em concreto.
Avenida Sete de Setembro
Na marginal direita, entre a Mariano Torres e a Travessa da Lapa, as equipes executam: remoção de passeio (300 m); reassentamento de meio-fio (200 m); concretagem de passeio (150 m); drenagens e assentamento final de tubulação; base para o recebimento do novo pavimento; aplicação de asfalto.
Praça Eufrásio Correia
No trecho em direção à Marechal Floriano estão em andamento: execução de base para a pavimentação; remoção de capa asfáltica; aplicação de pavimento rígido; instalação de juntas e construção de meio-fio. A estação-tubo Eufrásio Correia, uma das mais movimentadas da cidade, terá sua capacidade duplicada e será reposicionada para ampliar o conforto dos usuários.
BRT Leste/Oeste e PRO Curitiba
O BRT Leste/Oeste requalifica mais de 20 km de canaletas, reforma 34 estações-tubo e moderniza cinco terminais de passageiros. É financiado pelo New Development Bank (NDB), com US$ 75 milhões (cerca de R$ 400 milhões), e contrapartida municipal de US$ 18,75 milhões (cerca de R$ 100 milhões). O sistema está sendo preparado para receber ônibus elétricos e deve impactar diretamente o trânsito de 130 mil pessoas que utilizam as linhas e estações do sistema.
“Além de melhorar o tempo de viagem, o BRT Leste/Oeste vai reduzir emissões de carbono e integrar melhor os modais, com ciclovias, calçadas acessíveis e vias compartilhadas”, ressalta o secretário municipal de Obras Púlbicas, Luiz Fernando Jamur.
O projeto integra o PRO Curitiba, maior programa de obras estruturantes da história da cidade, com mais de R$ 6 bilhões em investimentos entre 2025 e 2028.