Sete projetos pedagógicos desenvolvidos em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba são finalistas entre as práticas de destaque das Escolas Criativas, programa desenvolvido nas redes municipais de ensino brasileiras com apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Fundação Lemann e Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab.
A rede curitibana tem 103 escolas e CMEIs que integram o programa, que incentiva práticas criativas e "mãos na massa" para crianças e estudantes de escolas públicas.
Dos mais de 300 trabalhos inscritos em todo Brasil, 30 foram classificados em nível nacional e sete deles são curitibanos.
A votação que vai definir as dez melhores práticas do país vai até 12 de fevereiro no https://premiacaoescolascriativas.prosas.com.br. O resultado deve ser divulgado no dia 13.
As ações pedagógicas relacionadas à aprendizagem criativa são realizadas de maneira consistente nas unidades educacionais de Curitiba, seja em salas de aula ou nos Faróis do Saber e Inovação, projeto curitibano que foi destaque no MIT.
Em 2021, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba formalizou acordo de cooperação técnica para a adoção sistemática da aprendizagem criativa como abordagem pedagógica e passou a integrar o Programa Escolas Criativas da RBAC.
No ano passado, a Secretaria Municipal da Educação lançou o e-book com sugestões de atividades criativas para enriquecer as práticas pedagógicas. Em cada proposta da publicação são contemplados os conteúdos curriculares, a espiral da aprendizagem criativa e seus princípios de abordagem.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o conceito de aprendizagem criativa se baseia nos princípios conhecidos como os "4 Ps" (projetos, paixão, pares e pensar brincando) e também enfatiza o “P” do propósito, elaborado por Curitiba.
“Essa abordagem acredita que o aprendizado se torna mais significativo quando os estudantes estão envolvidos em construir e criar por meio de atividades práticas. Ao colocarem a mão na massa, assumem a responsabilidade por seus projetos, desenvolvendo autonomia e liberdade criativa”, explica a secretária.
Para votar nos projetos, ACESSE ESTE LINK.
Veja os finalistas:
NRE Unidade Título do trabalho
CIC CMEI Hugo Peretti Start de Huguinho no mundo da inovação
BN CMEI Santa Izabel Desplastificando as infâncias: contextos de aprendizagem com elementos naturais
BN CMEI Jequitibá Cores da terra
BN CMEI Jequitibá Entre adultos e crianças, um projeto compartilhado na educação infantil
BN CMEI Moradias Olinda Revitalização do entorno do cmei e da praça emirados árabes unidos
PN CMEI Vila Formosa Um lugar da gente: escuta e transformação
PN CMEI Dr Eraldo Kuster Vem brincar comigo no CMEI