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Sete projetos de CMEIs de Curitiba são finalistas em premiação nacional

Sete CMEIs de Curitiba são finalistas em premiação nacional. - Na imagem, CMEI Santa Izabel, no Sítio Cercado. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Sete projetos pedagógicos desenvolvidos em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba são finalistas entre as práticas de destaque das Escolas Criativas, programa desenvolvido nas redes municipais de ensino brasileiras com apoio da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), Fundação Lemann e Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab.

A rede curitibana tem 103 escolas e CMEIs que integram o programa, que incentiva práticas criativas e "mãos na massa" para crianças e estudantes de escolas públicas.

Dos mais de 300 trabalhos inscritos em todo Brasil, 30 foram classificados em nível nacional e sete deles são curitibanos.

A votação que vai definir as dez melhores práticas do país vai até 12 de fevereiro no https://premiacaoescolascriativas.prosas.com.br. O resultado deve ser divulgado no dia 13.

As ações pedagógicas relacionadas à aprendizagem criativa são realizadas de maneira consistente nas unidades educacionais de Curitiba, seja em salas de aula ou nos Faróis do Saber e Inovação, projeto curitibano que foi destaque no MIT.

Em 2021, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba formalizou acordo de cooperação técnica para a adoção sistemática da aprendizagem criativa como abordagem pedagógica e passou a integrar o Programa Escolas Criativas da RBAC.

No ano passado, a Secretaria Municipal da Educação lançou o e-book com sugestões de atividades criativas para enriquecer as práticas pedagógicas. Em cada proposta da publicação são contemplados os conteúdos curriculares, a espiral da aprendizagem criativa e seus princípios de abordagem.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que o conceito de aprendizagem criativa se baseia nos princípios conhecidos como os "4 Ps" (projetos, paixão, pares e pensar brincando) e também enfatiza o “P” do propósito, elaborado por Curitiba.

“Essa abordagem acredita que o aprendizado se torna mais significativo quando os estudantes estão envolvidos em construir e criar por meio de atividades práticas. Ao colocarem a mão na massa, assumem a responsabilidade por seus projetos, desenvolvendo autonomia e liberdade criativa”, explica a secretária.

Para votar nos projetos, ACESSE ESTE LINK.

Veja os finalistas:

NRE      Unidade                          Título do trabalho

CIC      CMEI Hugo Peretti           Start de Huguinho no mundo da inovação

BN       CMEI Santa Izabel           Desplastificando as infâncias: contextos de aprendizagem com elementos naturais

BN       CMEI Jequitibá                 Cores da terra

BN       CMEI Jequitibá                 Entre adultos e crianças, um projeto compartilhado na educação infantil

BN       CMEI Moradias Olinda        Revitalização do entorno do cmei e da praça emirados árabes unidos

PN       CMEI Vila Formosa            Um lugar da gente: escuta e transformação

PN       CMEI Dr Eraldo Kuster       Vem brincar comigo no CMEI