Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Sessão especial leva crianças e jovens do Alto Boqueirão ao cinema pela primeira vez

Visita dos projetos Nadando com Daniel Dias e Escolinha de Triathlon ao Cine Passeio. Curitiba 01/07/25. FOTO: Luiz Pacheco/FCC

Na tarde desta terça-feira (1/7), 40 crianças e jovens com e sem deficiência atendidos pelos projetos Nadando com Daniel Dias e Escolinha de Triathlon realizaram o sonho de ir ao cinema, muitos pela primeira vez. 

A iniciativa, apoiada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Fundação Cultural de Curitiba e Casa da Leitura Marcos Prado, localizada no Alto Boqueirão, levou o grupo ao Cine Passeio para assistir a nova versão em live action (com atores) do clássico infantil Lilo & Stitch, que está em cartaz. A sessão foi inclusiva. Crianças com diferentes tipos de deficiência puderam curtir o filme ao lado de seus colegas e do público em geral. 

As crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, participam das atividades promovidas pela Casa da Leitura Marcos Prado, localizada no Centro da Juventude Eucaliptos. 

Segundo Giovanna das Graças, funcionária da Casa da Leitura, a ideia do passeio surgiu durante uma atividade de contação de histórias. “As crianças comentaram que gostariam muito de ver o filme”, contou Giovanna.

O transporte, os ingressos e a pipoca foram oferecidos pelo Icac, garantindo que os alunos aproveitassem uma tarde diferente, repleta de alegria. “Foi emocionante ver o brilho nos olhos de cada criança ao chegar ao cinema”, relatou Inayara Michelle Xavier, professora responsável pelos projetos.

Além de proporcionar acesso à cultura, a ação reforça o vínculo entre as atividades esportivas e educacionais oferecidas às crianças com e sem deficiência. “Quando conseguimos tirar essas crianças da rotina e oferecer momentos como este, trabalhamos aspectos importantes como socialização e autonomia”, destacou Inayara.

Projetos que transformam

O projeto Nadando com Daniel Dias, idealizado pelo maior nadador paralímpico do Brasil, atende exclusivamente crianças com deficiência com atividades de natação adaptadas e estímulos ao desenvolvimento social. Já a Escolinha de Triathlon, promovida pela Federação Paranaense de Triathlon, oferece aulas de natação, corrida e ciclismo, com vagas destinadas também a crianças com deficiência.

Atualmente, os dois projetos atendem cerca de 100 crianças no Alto Boqueirão, em Curitiba, com acompanhamento diário de professores e monitores. “Percebemos avanços não só nas habilidades esportivas, mas também na independência e confiança dos alunos”, completou Inayara.

Para Giovanna, a parceria entre Casa da Leitura, FCC e Icac foi essencial. “Essa união entre cultura e esporte faz a diferença na vida dessas crianças. Não é apenas assistir a um filme, mas viver novas experiências e ampliar horizontes”, finalizou.