Os cursos de pilates, gestão de esporte e lazer, atividades físicas para a melhor idade e de inovação e inclusão de novas modalidades esportivas, com o módulo beach tennis, deram continuidade ao programa de capacitação de 150 servidores da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). Chamado de Capacita Smelj, o programa é coordenado pelo Departamento de Incentivo ao Esporte e Promoção Social da secretaria e todas as capacitações foram feitas nesta quarta-feira (30/3).
Os cursos de pilates, de gestão de esporte e lazer e de atividades físicas para melhor idade foram oferecidos no Centro de Referência em Esporte e Atividade Física (Creaf) do bairro Guaíra. O de beach tennis foi na Academia Vita, no bairro São Francisco.
Segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Jr, os cursos são sequenciais e serão de assuntos que têm uma maior procura das pessoas que utilizam os serviços da Smelj nos Centros Esportivos da Prefeitura.
“Nossa ideia é passar conteúdos atualizados, tanto de legislações quanto de novas modalidades, e sem custo para os servidores”, afirmou Pijak, na abertura dos cursos nesta quarta-feira (30/3), no Creaf.
O curso de pilates teve partes teóricas e práticas e apresentou os movimentos tradicionais de solo. A palestrante foi Gessica Santin, fisioterapeuta da Prefeitura de Curitiba que atende os atletas beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte.
A capacitação de gestão em esporte e lazer tratou sobre o aprimoramento da gestão pública voltada às duas áreas. O palestrante foi Fernando Mezzadri, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), coordenador do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva e pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR.
“Essa parceria e aproximação entre a universidade e o poder público, com a Smelj, é fundamental. A ciência é a base para definições de políticas públicas. Aqui estamos atualizando as informações sobre o sistema único do esporte e sobre o fundo público do esporte”, explicou Mezzadri.
O módulo atividades físicas para melhor idade falou sobre os exercícios que impactam na melhoria da qualidade de vida do idoso. Os palestrantes foram os professores Paulo Bento e Sabrine Nayara Costa.
O professor Gabriel Farah, da Academia Vita, foi responsável pelo curso de beach tennis.
O módulo de inovação e inclusão de novas modalidades esportivas fala sobre as novidades incluídas em eventos oficiais, como Olimpíadas e Paralímpiadas.
“O objetivo do Capacita Smelj é proporcionar que os servidores da secretaria tenham acesso às mesmas informações de quem faz esses cursos na área privada”, explicou o diretor de Incentivo ao Esporte e Promoção Social, Guilherme Schlichta.
Na última quarta-feira do mês de abril serão feitos novos módulos do Capacita Smelj.