Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sipat 2017

Servidores são orientados sobre adoção de hábitos saudáveis

Começou nesta quarta-feira (25/10), no Salão de Atos do Complexo Imap Barigui, a Semana de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor – SIPAT 2017. - Curitiba, 25/10/2017 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Começou nesta quarta-feira (25/10), no Salão de Atos do Complexo Imap Barigui, a Semana de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida do Servidor (Sipat 2017). O evento tem por objetivo reforçar os programas de prevenção a doenças e a melhoria na qualidade de vida dos servidores municipais de Curitiba. Até sexta-feira (27/10), serão ofertadas 24 horas de palestras, atividades físicas, culturais, medições e debates sobre temas que envolvem a rotina dos servidores.

A abertura do evento contou com apresentação artística do Grupo Artístico Thadeu Peronne, formado por Ronald Pinheiro, Thadeu Peronne, Lucas Garcia e com a sonorização de James Pinheiros, que voluntariamente apresentaram uma encenação sobre a importância de manter hábitos saudáveis na rotina de trabalho. Na sequência a Banda Lyra exibiu parte do seu repertório de música popular brasileira, encerrando a apresentação com o hino de Curitiba.

O início oficial foi conduzido pelo secretário municipal de Administração e Recursos Humanos Heraldo Alves das Neves, que destacou: “Mais uma vez a Prefeitura sai na frente: mais do que organizar a Sipat, nós trazemos um evento de qualidade de vida aos servidores e com as demais secretarias que se desdobram em ações permanentes na rotina de trabalho dos funcionários”, comenta.

Na primeira manhã de atividades, os servidores também tiveram a palestra com o advogado Antônio Munhoz da Rocha Lacerda, que abordou o tema Ética Geral e Profissional, tratando das relações do trabalho público, deveres e direitos dos servidores e a representatividade da função pública e importância para a sociedade. “O Brasil passa por um momento de crise ética e moral, é hora de seguir o direito administrativo, em um trabalho de capacitação constante dos servidores”, frisa Antônio. E é nessa visão de capacitação continuada que o agente administrativo da Secretaria Municipal de Obras Públicas Adilmar de Camargo observa o evento: "É muito interessante esse encontro com os servidores para a atualização das práticas e cuidados com o nosso trabalho que interfere diretamente na nossa saúde, muita coisa mudou e é preciso se atualizar", comenta.

Entre as atividades disponibilizadas aos servidores, todas que focam a alimentação e hábitos saudáveis têm destaque, como a palestra que será ministrada pela especialista Majorie Catherine Capdeboscq, na quinta-feira (26/10), às 14h15. A palestrante irá discorrer sobre a relação das escolhas, complicações dos hábitos de vida atuais e padrão de adoecimento. “Vamos conversar sobre como eram os hábitos e as rotinas no passado e como são hoje e sua influência na obesidade e doenças atuais”, esclarece Majorie.

Também serão apresentados os dados da pesquisa sobre os hábitos de alimentação dos servidores do município de Curitiba, realizada, através de questionário online, nos últimos meses, pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura, que também participa da Sipat com uma barraca de produtos orgânicos, disponíveis para venda.

O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), as secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, de Agricultura e Abastecimento, da Saúde e da Comunicação Social, a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto Curitiba de Saúde

Participaram da abertura o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira, o secretário municipal de Abastecimento e Agricultura, Luiz Gusi, Wanderley Hygino Kowalski, coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde, e Maria de Lourdes Iargas D’Ávila, diretora do Departamento de Saúde Ocupacional.