O último mês do ano foi o divisor de águas para novos aposentados da Prefeitura de Curitiba. A cerimônia de aposentadoria do mês de dezembro, nesta quinta-feira (8/12), no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, marcou o encerramento da carreira ativa de 12 servidores e o início de um novo ciclo de vida. A programação é promovida pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), que convida a todos que se aposentam no mês.
Servidora há 17 anos, Linon Rose Kanopa, 61, passou toda a carreira no Centro Municipal de Educação Infantil Moradias Iguaçu, no Cajuru. Ela e o marido, Eloir Hilário Kanopa, celebraram a conquista. “Faz 17 anos que sou o motorista dela, levando e buscando. Nesses anos em que ela foi servidora, fomos muito felizes", conta Eloir. Ele lembra que quando ia buscar a esposa, as crianças gritavam no portão: “Não! Eu não vou deixar a Linon ir embora”.
O amor pela profissão e a gratidão pelo tempo de serviço ao município são o que tira as lágrimas de Linon.
“Eu tinha muito medo de me aposentar. Mas, posso dizer que sou realizada por ter participado da vida de tantas crianças. De agora em diante, eu e meu marido vamos nos curtir mais, fazer as nossas caminhadinhas e aproveitar os netos”, resume.
Ânimo para viver
O planejamento do futuro de Linon é parte importante deste início de uma nova fase. E esse foi um dos pontos levantados pelo diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, que aconselhou os aposentados presentes a manterem-se na ativa.
“Agora é o momento de vocês buscarem novos objetivos de vida. Preservar algo que move vocês, que os faz acordar todos os dias é o que trará realização para o futuro, além de cuidarem também de suas condições físicas, para ter uma vida de ânimo e saúde”, disse Pizzatto.
Sonia Maria Godoi ouviu as palavras do diretor e já planeja mudanças de hábitos. Aos 62 anos, ela que já faz exercícios no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, localizado na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, agora pretende se matricular na hidroginástica e se dedicar às caminhadas diárias. Servidora por 32 anos, trabalhou na área administrativa da Saúde Municipal e comemora a conquista ao lado da nova amiga, Rosy Oliva.
As duas se conheceram na cerimônia e já compartilham histórias. Assim como ela, Rosy tem 62 anos e também trabalhou mais de 30 anos na Prefeitura, mas, diferente de Sonia, quer curtir o descanso. “Trabalhei aqui desde estagiária, fui a matrícula 01 da FAS, é uma vida”, brinca. “Agora, terei que pensar em como levar a vida”, desabafa.
Assim também está o coração de Georgina dos Santos Pereira, 62, que se emocionou ao contar sobre o fim da carreira ativa como gerente de feiras orgânicas de Curitiba, estrutura da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional. “Desde os anos 2000 trabalho com feirantes, confesso que ainda estou nervosa com a novidade da aposentadoria”, revelou.
Serviços e responsabilidades
Georgina e os demais presentes receberam orientações da gerente de Relacionamento do Instituto, Daniélle Sass, que introduziu o site do IPMC e explicou como vai funcionar a nova prova de vida, deu informações sobre pagamento e ainda alertou para a necessidade de manter todos os dados atualizados.
Sass apresentou os canais de atendimento ao aposentado. No térreo do Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – Alto da Glória), o mesmo da sede do Instituto, é possível receber um atendimento rápido. Pelo e-mail atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br, o aposentado esclarece algumas dúvidas e tem também atendimento pelo telefone (41) 3350-3660.
Os participantes foram informados sobre as atividades promovidas pela Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba. A AAPC tem uma sede social, na Rua Nilo Peçanha, no Bom Retiro, e uma campestre, no Umbará. Os associados contribuem com 0,6% da aposentadoria, valor que vem descontado no contracheque e têm direito a diversas atividades e programações.