Três trabalhos de conclusão de cursos de pós-graduação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) foram destaques no 24º Congresso Nacional de Educação (Educere 2025), que começou na última segunda-feira (1/9). Um dos mais importantes fóruns de Educação do país, o Educere 2025 ocorre até esta quinta-feira (4/9) no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
O Imap oferece cursos de pós-graduação através da Escola de Administração Pública (EAP), responsável pela educação continuada e aprimoramento da formação acadêmica dos servidores da Prefeitura.
“Docentes, estudantes da educação superior e professores da educação básica, que participam o Educere 2025, puderam conhecer três trabalhos de pesquisas que nasceram do olhar sensível e comprometido de servidores dispostos a transformar os serviços públicos por meio do conhecimento”, salientou a professora Cintia Ribas, que orientou os três TCCs e é diretora da Escola de Administração Pública do Imap.
Cintia também participou de todas as apresentações dos alunos durante o Educere 2025.
Na terça-feira (2/9), as alunas Kelly Ester Lopes e Bruna Carla de Camargo, do curso de Gestão de Cidades Inteligentes, apresentaram o TCC “O Plano Municipal pela Primeira Infância e o direito à cidade no Município de Curitiba”. Elas destacaram a importância de políticas voltadas às crianças, ressaltando que cuidar da infância é cuidar do futuro da cidade. Kelly é servidora da Secretaria Municipal de Educação e Bruna atua na Sanepar.
“É uma honra participar desse evento de porte internacional, conversando com pessoas de várias cidades, estados e países sobre o nosso trabalho de pesquisa. É algo bastante relevante para nossa vida profissional e acadêmica”, frisou Kelly.
Acolhimento e inclusão
Nessa quarta-feira (3/9), as alunas Cláudia Bowkalowski e Rosane de Fátima Kmecick, do curso de especialização em Administração Pública, levaram ao congresso o trabalho “Instrumentalização da equipe de enfermagem para atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista nas salas de vacina em unidades de saúde de Curitiba”. A pesquisa das duas enfermeiras, servidoras da Secretaria Municipal de Saúde, trouxe uma reflexão prática e humana sobre a necessidade de preparar profissionais para acolher, com respeito e sensibilidade esses cidadãos.
“A Rosane e eu sempre nos colocamos à prova diariamente, em nossa atuação como enfermeiras, de como tratar de maneira diferenciada, proporcionando um conforto maior para esses pacientes e para os seus acompanhantes, que na maioria das vezes são seus pais. Então isso nos instigou, nos motivou, na verdade, quando fizemos a pós-graduação, a trabalhar esse tema de extrema relevância para a saúde pública”, contou Claudia.
Também nesta quarta-feira (3/9), o aluno Wellington Mance, do curso de pós-graduação em Administração Pública, apresentou o trabalho “Políticas públicas de educação especial: Uma cidade educadora e a inclusão de estudantes com altas habilidades e superdotação”. O estudo do aluno, servidor da Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que a verdadeira educação é aquela que enxerga as potencialidades e garante através de políticas públicas eficazes a inclusão dos estudantes com altas habilidades.
“Curitiba nesse cenário se destaca como um modelo de cidade educadora que consegue integrar legislação, consegue integrar infraestrutura também às práticas pedagógicas. Isso buscando garantir uma equidade e potencializar também os talentos individuais”, compartilhou Wellington, durante sua apresentação.
Congresso
Promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Educere 2025 reuniu docentes, pesquisadores e estudantes de todo o país. Entre tantos trabalhos apresentados, os do Imap se destacaram pela relevância social e pelo vínculo direto com a vida dos curitibanos — mostrando que a educação, quando aliada ao serviço público, é capaz de deixar marcas profundas na cidade e nas pessoas.