A Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, reuniu nesta quarta-feira (9/7) cerca de 20 servidores para a segunda edição do “Café com a Secretária”, um momento de troca de informações e de escuta ativa entre a equipe gestora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e os profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) dos 10 Distritos Sanitários.
A inciativa acontece mensalmente com um grupo diferente de trabalhadores da SMS numa conversa “olho no olho”. É um momento de compartilhar o planejamento da gestão e ouvir as demandas dos profissionais.
“Quem faz de Curitiba a referência que é, em diversas áreas, são as pessoas, os servidores que estão no contato direto com nossa população e que sabem das dores e necessidades das pessoas que usam o serviço público. É muito bom ver que a maioria dos nossos servidores está feliz com o que faz e juntos vamos aperfeiçoar cada vez mais nosso sistema”, declarou a secretária ao grupo de convidados.
Aline Santana, técnica em saúde bucal na Unidade de Saúde de São Pedro, no Boqueirão, agradeceu a oportunidade e o acolhimento recebidos no encontro.
“Considero de grande importância esta oportunidade de aproximação entre os funcionários e a secretária. A possibilidade de compartilhar a mesa, discutir nosso cotidiano e as necessidades dos pacientes, proporcionando um diálogo franco, foi muito valiosa” declarou Aline.
Segundo ela, a secretária recebeu e ouviu atentamente as colocações de todo o grupo, com a mesma atenção e cuidado que os profissionais dedicam aos pacientes.
“Sentimos que pudemos apresentar a ela as demandas de nossos pacientes, utilizando nosso papel como canal de comunicação sobre as atividades diárias e os desafios enfrentados. Essa experiência foi extremamente proveitosa”, finalizou Aline. Ao final do encontro, a profissional convidou a secretária a participar de um podcast produzido pela igreja que frequenta a fim de ampliar ainda mais a aproximação da SMS com a população.
Para o médico Vítor Mansano, da US Sabará, na CIC, a secretária demonstrou abertura para ouvir os servidores e foi interessante ouvir seu plano de ação.
“A meu ver, foi muito proveitoso ter essa proximidade e a oportunidade de dialogar com a secretária, expondo nossos pontos de vista e, simultaneamente, valorizar as iniciativas em curso e apresentar nossas demandas para a saúde em Curitiba”, disse o médico.
Segundo o profissional em atuação na CIC, a exposição do planejamento da SMS demonstra que algumas das necessidades da área técnica já foram identificadas e estão em processo de implementação.
“Nos sentimos valorizados, pois estabelecemos um canal de comunicação aberto. A sensação de valorização surge quando nos sentimos ouvidos, e essa oportunidade nos proporciona exatamente isso”, finalizou Vítor Mansano.
A técnica de enfermagem da US Menonitas (DS Boqueirão), Cleusa Cavilha, também gostou da oportunidade em que estiveram presentes representantes de diversas categorias profissionais, como médicos, dentistas e enfermeiros.
“Considero este encontro de grande importância, tanto para mim quanto para a classe que representamos. A oportunidade de apresentar a nossa perspectiva, a de quem está na linha de frente, é fundamental. Somente nós, que vivenciamos as dificuldades no dia a dia, podemos descrevê-las com precisão. A proximidade com a gestão, permitindo-nos expor nossas necessidades e receber informações sobre os planos de melhoria, é extremamente valiosa”, comentou Cleusa Cavilha.