Quem entra no edifício da Procuradoria-Geral do Município (PGM) de Curitiba, na Avenida João Gualberto, 241, no Centro Cívico, encontra um atendimento digno de elogios. Na última quinta-feira (22/1), a equipe da portaria da PGM recebeu uma série de reconhecimentos por meio do telefone 156, em razão da qualidade no atendimento oferecido aos cidadãos.
A equipe é composta pelos recepcionistas Arley Paes de Farias e Gerson Luiz Paulini, além dos guardas municipais Cesar Renato Lee e Osmar de Godoi Faville. Juntos, eles unem a experiência de quem tem uma longa trajetória no serviço público com a disposição de quem chegou recentemente ao local, garantindo um atendimento atento, respeitoso e humanizado.
Atendimento que faz a diferença
Servidor municipal há 42 anos, o ex-ascensorista Arley de Farias construiu sua carreira sempre em contato direto com o público, atuando em diversos setores da Prefeitura de Curitiba. Atualmente, é um dos responsáveis por recepcionar os cidadãos que chegam à PGM, função que exerce com dedicação e gentileza.
“Eu digo que meu trabalho aqui é acolher. Cada pessoa chega com um tipo de problema diferente para ser resolvido, então cabe a nós entender e prestar o melhor atendimento possível. Um bom dia ou boa tarde já fazem uma enorme diferença”, afirmou.
Natural de Cascavel, Arley iniciou sua trajetória na Prefeitura em 1984 e, desde então, destaca-se pela sua postura solícita e respeitosa. Com a implantação dos agendamentos on-line, ele fez questão de auxiliar pessoalmente quem tinha dificuldades com a nova ferramenta.
“A Prefeitura é como se fosse a minha casa, foi o meu primeiro emprego. Me sinto muito bem aqui e sou feliz no que faço. Receber o reconhecimento das pessoas é sempre gratificante. Só de ouvir um ‘obrigado’ já é bom, imagine quando alguém se dispõe a ligar para elogiar”, comentou.
Exemplo para toda a Prefeitura
Enquanto Arley acumula décadas de experiência, o guarda municipal Cesar Renato Lee está há quatro meses atuando na PGM. Integrante da GM há sete anos, passou por diferentes setores antes de assumir a função atual.
Antes de ingressar na corporação, Cesar foi empresário no ramo comercial. Ex-proprietário de uma loja de armarinhos, teve o gosto pelo contato ao público como motivador para entrar na Guarda Municipal, onde encontrou realização profissional.
“Na Guarda Municipal, temos contato com os mais diferentes perfis de pessoas e precisamos nos adaptar a cada situação. Aqui na PGM não é diferente, todos que entram precisam de alguma ajuda, e o primeiro contato tem que ser positivo”, explicou.
O reconhecimento do público reforça, segundo o guarda municipal, a importância do trabalho realizado diariamente. “Sabemos que somos a porta de entrada da PGM. Receber as pessoas com gentileza é fundamental. Não tem preço ver que toda essa dedicação gera resultado”, disse.
Já a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso, destaca que o trabalho desenvolvido pela equipe da portaria da PGM é referência para toda a administração pública.
“Nos orgulha muito contar com servidores que prestam um atendimento tão importante. A portaria é o cartão de visita da PGM e ter profissionais tão dedicados é excelente. Eles são um exemplo para toda a Prefeitura”, destacou.