O médico Lino Ravaglio Júnior, de 65 anos, é um dos servidores municipais que se aposentaram neste mês de junho. Ele participou, na tarde desta quinta-feira (10/6), de casa, da reunião preparada pela equipe de relacionamento do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, o IPMC. Só à tarde, mais de 30 servidores, agora aposentados, ficaram conectados pela internet para conhecer um pouco mais sobre o papel do Instituto durante a aposentadoria.
Profissional do Departamento de Saúde Ocupacional, Lino começou a carreira de servidor na Secretaria da Saúde. Foi clínico geral em algumas unidades básicas como Jardim Paranaense e Cabral, antes de assumir o desafio na antiga Secretaria de Recursos Humanos (atualmente Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal).
“Em 31 anos de Prefeitura, saio com a certeza de ter contribuído com o melhor de mim e ter feito grandes e duradouras amizades”, disse o médico.
“Passa um filme na cabeça da gente”
As reuniões mensais com os aposentados da Prefeitura de Curitiba têm sido um momento de encontro e de reflexão. Na reunião realizada durante a manhã, a servidora Angela Christiane Lunedo de Mendonça agradeceu aos colegas presentes. Ela lembrou como foi a sensação quando ligaram para ela avisando que estaria aposentada. “Passa um filme na cabeça da gente. Pensamos nas escolhas que fizemos”, comentou ao grupo.
O diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, agradeceu, em nome dos curitibanos, aos servidores presentes por sua participação na construção da cidade.
“Independentemente da carreira, a contribuição que vocês deram no tempo que trabalharam na Prefeitura, se relacionando com a comunidade, com o cidadão, foi importante. Vocês influenciaram outras pessoas e ajudaram a construir a Curitiba que vivemos”, disse Pizzatto.
Ele também destacou a importância de cada um cuidar da saúde, fazer alguma atividade física e procurar ocupar-se de outras atividades. “Nós, no IPMC, estamos cuidando do que é de vocês para que desfrutem da sua aposentadoria com tranquilidade”, disse ele.
A gerente de relacionamento, Daniélle Sass, detalhou as informações que constam na portaria de aposentadoria e como o servidor pode ter acesso ao documento. Ela falou ainda do contracheque, da necessidade de todos manterem seus dados atualizados, de fazer a prova de vida quando convocados, e reforçou que os aposentados procurem utilizar o site do IPMC para acessar o contracheque e ter mais informações.
Atendimento na pandemia
Daniélle esclareceu ainda que o atendimento do IPMC tem sido agendado e diversos serviços podem ser consultados por telefone ou solicitados por e-mail (consulte abaixo). Ela enfatizou que o IPMC passa a ser o órgão de relacionamento entre o aposentado e a Prefeitura de Curitiba.
Os participantes também tiveram espaço para fazer perguntas. As reuniões de forma remota têm sido feitas pelo IPMC devido à pandemia pelo novo coronavírus.
Como entrar em contato com o IPMC
Telefones: 3350.3660 ou 3350.3661
E-mail: atendimentoipmc@curitiba.pr.gov.br
Agendamento para o atendimento presencial pela agenda on-line