Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aposentadoria

Servidores aposentados da Prefeitura de Curitiba são incentivados a buscar novas atividades para viver com qualidade

Cerimônia de aposentadoria dos servidores da Prefeitura de Curitiba do mês de fevereiro. Curitiba, 08/02/2024. Foto: Hully Paiva/SMCS

O encontro que reuniu os servidores que se aposentaram em fevereiro, realizado no Salão Nobre do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, nesta quinta-feira (8/2), foi uma oportunidade para que cada um dos novos aposentados pudesse conhecer um pouco mais do que podem fazer na nova etapa de vida. A reunião foi organizada pela equipe do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).

Aposentada desde 1989, a representante da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC), Liane Brum, incentivou os novos aposentados a conhecerem as atividades organizadas pela associação.

“Alguns meses depois que me aposentei percebi que sentia falta da Prefeitura e dos meus colegas, percebi que eu precisava fazer algo interessante. Eu estava entrando em depressão”, contou Liane aos colegas servidores que agora se aposentam. “Quando ingressei na associação e comecei a participar das atividades, eu voltei a ser quem eu era antes”, disse ela, aos 79 anos.

Dentre as atividades oferecidas estão as oficinas de idiomas, artesanato e ioga, realizadas na sede do São Francisco (Rua Nilo Peçanha, 300), além de excursões e outras programações. Para participar das atividades, é preciso entrar em contato com a AAPC e associar-se.

Os 33 aposentados que estiveram na reunião também puderam conhecer algumas das iniciativas oferecidas aos beneficiários pelo ICS (Instituto Curitiba de Saúde), o plano de saúde de grande parte dos servidores da Prefeitura de Curitiba.

O coordenador da Central de Relacionamento do ICS, Rubens Nadolny, apresentou parte dos programas voltados ao bem-estar, como o Boa Vida, o Força e Equilíbrio e o Mais Vida, Menos Tabaco. Ele também explicou aspectos importantes sobre o plano de saúde dos servidores e tirou as dúvidas dos aposentados.

Cuidar-se foi parte da mensagem deixada pelo diretor de Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, aos aposentados. Ele incentivou que cada um busque ocupações que tragam alegria, falou da importância de manter a prática de alguma atividade física e de fazer o acompanhamento médico periódico. Em nome da Prefeitura de Curitiba e dos cidadãos da capital, ele  agradeceu aos servidores pelo trabalho.

Aposentadoria e novas experiências

Um dos momentos importantes da reunião foi a entrega dos certificados e das portarias de aposentadoria a cada um dos novos aposentados. Eles puderam registrar o momento que celebra uma longa trajetória de trabalho.

Após 33 anos no Sistema Único de Saúde (SUS), dos quais 15 na Prefeitura de Curitiba, a médica Celia Toshie Yamamoto, 68 anos, decidiu se aposentar, entre outras razões, para aproveitar mais a neta Isis, de um ano. Ela contou que se sente feliz e realizada pelo trabalho que fez.

“Todo médico deveria trabalhar no SUS algum tempo. O SUS é uma escola da vida. Aprendemos a ter tolerância, paciência e humildade. Ainda jovem, aprendi com meu avô que devemos trabalhar em algo que possamos ser úteis e servir as pessoas”, disse ela, que planeja continuar ativa, mas com mais flexibilidade para fazer outras coisas.

O servidor, agora aposentado, Dalton Fagundes, de 59 anos, também está animado porque terá mais tempo para as netas de 12 e de 3 anos. Ele decidiu que essa nova fase não será um tempo para ficar parado. “Há muito tempo eu quero aprender a tocar violão, e agora é a hora”, conta.

Ele planeja ainda começar outra profissão, como instrutor de autoescola ou representante comercial de placas de energia solar. Dalton sabe a importância de se manter em movimento, e já decidiu os exercícios que fará com a mulher, aposentada desde 2015. “Vamos começar natação e pilates, que são importantes tanto para nossa força quanto para saúde mental”, diz.

Tania Mara Shimizu, 71 anos, passou os últimos 19 trabalhando como médica na Unidade de Saúde Vila Clarice, no Novo Mundo. “Eu criei afetos lá, eles são como uma família para mim”, conta ela, que encontrou uma forma de se manter próxima à Medicina, sendo assistente de sua filha, que atua como médica dermatologista.

Além disso, Tania pretende utilizar o tempo disponível para realizar seus sonhos. “Eu vou aprender francês, meu avô veio da França e meu sonho é visitar o país, agora terei tempo de estudar a língua”. No seu primeiro dia em casa como aposentada, Tania plantou novas flores no seu jardim.

Prova de vida em dia

A gerente de relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, usou o tempo que teve para conversar com os aposentados sobre assuntos importantes como a prova de vida. Ela apresentou como cada um poderá conferir a validade da sua prova de vida para assegurar o pagamento do benefício regularmente. E pediu que todos mantenham seus dados sempre atualizados.

Serviço

IPMC
Telefone: 3350-3660
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Saiba mais acessando o site

ICS – Central de Relacionamento
Telefone: (41) 3330-6134 ou (41)3330-6044
E-mail: gestaodecarteira@ics.curitiba.pr.gov.br
Saiba mais acessando o site

AAPC
Telefone: (41) 3225-3182 ou (41) 98522-9158 (whatsapp)
Atendimento: de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h30
A mensalidade custa 0,6% do benefício de aposentadoria e o valor é descontado em folha. As atividades são pagas separadamente e têm custo mais baixo para os associados. A AAPC tem também uma sede campestre, no Umbará.