Os servidores da Prefeitura de Curitiba interessados já podem fazer a sua inscrição para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a Sipat 2022. As atividades estão sendo preparadas pelo Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Em 2022, a Sipat será de 7 a 11 de novembro e terá edições nas dez administrações regionais. As inscrições devem ser realizadas pelo portal Aprendere, do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública).
Na edição deste ano, os agentes de segurança local (Agesel) ajudarão na divulgação da programação. O grupo participou de reunião na manhã desta sexta-feira (7/10), no Centro de Referência em Esporte e Atividade Física, no Guaíra.
O objetivo da Sipat é a promoção da saúde, segurança e a qualidade de vida do servidor. A programação inclui palestras da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Setran, e a Secretaria da Saúde será responsável pela abordagem de temas de saúde mental. Também haverá apresentações culturais e práticas breves de atividades físicas.
Segurança do trabalho
Durante a reunião desta sexta-feira (7/10), a equipe da Gerência de Segurança do Trabalho divulgou o cronograma da Sipat. O técnico de segurança do trabalho Mário Costa apresentou a logomarca desenvolvida para a edição de 2022, formada por representações do pinhão, em cores diferentes.
A gerente da área, Fernanda Zwir, explicou que a preocupação do Departamento de Saúde Ocupacional com a saúde mental dos servidores pós-pandemia fez com que o tema fosse incluído na programação da Sipat.
A agente de segurança local Simone Zuk, do Distrito Sanitário Boa Vista, lembra que o Agesel é peça fundamental na comunicação entre a Prefeitura e o servidor. “Além disso, as palestras da Sipat nos ajudam a estar atualizados, são temas importantes para nós”, disse.
Agesel há quatro anos, Gisele Turin, do Distrito Sanitário Tatuquara, destaca a importância da descentralização. “Nós, que trabalhamos no Tatuquara, temos dificuldades nos deslocamentos, pois estamos distantes. Nem sempre o servidor pode se ausentar por muito tempo, para não prejudicar o atendimento aos usuários nas nossas unidades”, defende.
A recomendação é para que a inscrição seja feita na regional onde o servidor trabalha, para reduzir ou evitar deslocamentos longos.
Datas da Sipat em cada regional:
7/11
Boqueirão (manhã); CIC (tarde)
8/11
Pinheirinho (manhã); Boa Vista (tarde)
9/11
Bairro Novo (manhã); Portão (tarde)
10/11
Matriz (manhã); Tatuquara (tarde)
11/11
Santa Felicidade (manhã); Cajuru (tarde)