“Meu nome é José Henrique, tenho 73 anos, quase 50 anos de trabalho na Prefeitura de Curitiba, dez anos de Parkinson e eu sou uma pessoa ousada. Uma das qualidades do analista de desenvolvimento organizacional é a ousadia.”
Com essas palavras, José Henrique Kalinowski, surpreendeu o grupo de cerca de 100 servidores que celebraram, na manhã desta sexta-feira (17/1), no Edifício Delta, no Alto da Glória, o início da aposentadoria.
Ele canta desde criança em família e aproveitou a cerimônia de aposentadoria preparada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) para os novos servidores aposentados para soltar a voz interpretando O Sole Mio, conhecida canção italiana.
Kalinowski começou a trabalhar na Prefeitura de Curitiba como datilógrafo em 1969, aposentou-se em 1990, fez novo concurso para o cargo de Analista de Desenvolvimento Organizacional e reingressou no quadro em 1992. Somados os dois períodos, foram 49 anos de Prefeitura, é um dos servidores que mais tempo trabalharam para o município.
“Amei trabalhar na Prefeitura de Curitiba porque eu fazia com amor. Modéstia à parte, saíram coisas boas. Com amor, a gente faz bem feito”, disse no fim da reunião.
Conhecimento e acolhimento
O encontro é uma oportunidade para que os novos aposentados recebam importantes informações sobre esta fase da vida. Eles também puderam conhecer o programa do IPMC que promove atividades sociais, culturais e educativas variadas. O Vida Nova é voltado exclusivamente aos aposentados e aos pensionistas da Prefeitura.
Durante a primeira reunião de 2020, a servidora Maria Ferreira Terris, que começou como auxiliar de serviços gerais e concluiu a carreira como auxiliar administrativo operacional, pediu para falar. “Não devemos nos sentir velhos, somos abençoados. A aposentadoria é o começo de uma nova fase da vida. Nós esperávamos muito por esse momento”, disse emocionada. Terris contou que trabalhou 28 anos no prédio central da Prefeitura (Palácio 29 de Março).
Começar uma vida nova é a aposta do servidor aposentado Irineu Hartmann, de 58 anos, que concluiu em novembro o curso de Técnico em Enfermagem no Ceap (Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi).
“Em 2017 disputei uma bolsa oferecida pela Prefeitura de Curitiba para este curso. Havia uma vaga, eu consegui, nem acreditei quando me ligaram. Vou começar esta nova profissão. Nós, servidores, temos que aproveitar as oportunidades que a Prefeitura nos oferece”, declarou. Irineu terminou o curso de dois anos e meio em novembro, soube que iria se aposentar em dezembro.
Muito obrigado
O diretor da Previdência do IPMC, Hélio José Pizzatto, aproveitou a reunião para agradecer pelo que cada servidor fez em seu tempo de trabalho. “Vocês ajudaram a construir essa Curitiba admirada”, disse.
Ele também recomendou que os novos aposentados cuidem da saúde. “Precisamos ter força e resistência para carregar o corpo com conforto e segurança”, observou. E sugeriu que cada um busque novas ocupações, seja com a família, seja fazendo um curso ou descobrindo novos desafios. “Aproveitem o tempo”, completou.
Os aposentados receberam o certificado de reconhecimento público e a cópia da portaria de concessão de aposentadoria.