Servidores e ex-servidores da Prefeitura de Curitiba podem resolver questões cadastrais e financeiras com os Núcleos de Gestão de Pessoal (NGP), unidades da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP). Os atendimentos podem ser feitos por telefone ou e-mail, para que o servidor não precise sair do seu local de trabalho.
Devido ao grande número de áreas que fazem o atendimento ao servidor, a recomendação é que os profissionais salvem o contato dos núcleos em sua agenda telefônica para facilitar o acesso sempre que houver pendências relacionadas ao RH.
São três os maiores núcleos de Gestão de Pessoal: Educação, Saúde e Central, que atende diversas secretarias. Alguns órgãos têm também uma Coordenação de Recursos Humanos. Este é o caso das fundações Cultural de Curitiba (FCC) e Ação Social (FAS), institutos de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Municipal de Administração Pública (Imap), Municipal do Turismo e de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC).
Os núcleos e as coordenações fazem a interlocução com servidores, contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) e ex-servidores. A equipe trabalha em parceria com as chefias e observa o cumprimento da legislação.
O que você resolve no Núcleo
Dentre os serviços cadastrais, financeiros, da vida funcional e da carreira atendidos pelos núcleos estão licenças, férias, inclusão de dependente, abono de permanência, declarações, incorporação ou desincorporação de tempo de contribuição, cadastro funcional, exoneração, disposição funcional, remanejamentos, transferências, auxílio funeral, pagamentos devidos, estágio probatório, redução de carga horária, auxílios transporte e alimentação, lotação.
De acordo com especificidades das carreiras, os núcleos fazem outros atendimentos: horário especial para estudo/estágio, orientações aos empregados públicos, tais como agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, gestão do Programa Mais Médicos.
Para otimizar o atendimento e tornar as informações acessíveis, antes do atendimento presencial nos núcleos, o servidor pode buscar informações no RH Orienta, menu que reúne dezenas de temas importantes. Tudo é atualizado frequentemente. Eles podem ser encontrados no menu à esquerda no Portal do Servidor, mesmo sem login.
Com o login, é possível acessar todos os temas do RH Orienta e diversos serviços exclusivos do Portal do Servidor.
O Fale Conosco e a Central 156 também são canais que podem ser utilizados pelo servidor.
Anote o contato do seu núcleo
Núcleo de Gestão de Pessoal Educação
Telefones: (41) 3350-9596 e (41) 3350-3072
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3350-3021 – (41) 3350-3059 – (41) 3350-8416
E-mail: atendimentongpe@curitiba.pr.gov.br
Núcleo de Gestão de Pessoal Saúde
Telefones: (41) 3350-9360 e (41) 3350-9355
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3350-9470 e (41) 33509362
E-mail: atendimentongps@sms.curitiba.pr.gov.br
Atendimento presencial mediante agendamento por telefone ou e-mail.
Núcleo de Gestão de Pessoal Central (demais secretarias)
Telefones: (41)3350-8944 e (41)3350-8090
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3350-8229 – (41) 3350-8247 – (41) 3350-8978 – (41) 3350-8127
E-mail: atendimentongpc@curitiba.pr.gov.br
COORDENAÇÕES DE RH
Fundação Cultural de Curitiba – FCC
Telefone: (41) 3221-2049 - 3221-2054 - 3221-2056 - 3221-2052
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3221-2050 - 3221-2051
E-mail: rhfcc@curitiba.pr.gov.br
Fundação de Ação Social – FAS
Telefones: (41) 3250-7418 e (41) 3250-7422
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3350-3586
Instituto Municipal de Administração Pública – ImapTelefones: (41) 3350-9541 e (41)3350-9542 (informações gerais e dúvidas sobre contracheque)
Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba – IPMC
Telefone: (41) 3350-9616
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3350-9641
Atendimento para aposentados e pensionistas: (41) 3350-3660
Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc
Telefone: (41) 3250-1395
Dúvidas sobre contracheque: (41) 3250-1396
Instituto Municipal de Turismo
Telefone: (41) 3250-7775