Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Urbanismo

Serviços de cadastro técnico de Urbanismo podem ser feitos pela internet

O agrimensor Lúcio Mário de Farias não precisa sair de seu escritório para utilizar os serviços oferecidos pelo departamento de Cadastro Técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo. Foto: Valdecir Galor/SMCS

O agrimensor Lúcio Mário de Farias não precisa sair de seu escritório para utilizar os serviços oferecidos pelo Departamento de Cadastro Técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo. Pela internet, ele solicita cópias de croquis, foreiros e plantas de loteamentos, por exemplo, para atender os seus clientes.

“O atendimento online é ágil e em poucas horas recebo as respostas que solicito, o que torna o processo muito prático”, disse Farias, responsável por fazer medidas de terrenos. Para realizar o levantamento topográfico solicitado por arquitetos, construtoras e empresas que o contratam, ele realiza, em média, sete consultas semanais pelo portal online da Secretaria do Urbanismo.

“Economizo tempo e gasolina, pois precisaria percorrer dez quilômetros se forem somados os percursos de ida e volta do meu escritório até o setor”, disse o profissional. “Além do mais, posso receber cópias dos loteamentos sem custos por e-mail, enquanto que no balcão de atendimento há uma taxa para copiar os documentos”.

Cadastro online

Todos os dias, aproximadamente 70 pessoas procuram pessoalmente o plantão de atendimento do departamento de Cadastro Técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo, localizado no bairro Alto da Glória, em busca de expedição de certidões, cópia de plantas e localização de imóveis. Esse deslocamento seria desnecessário se o usuário optar pelos serviços oferecidos pela internet.

“Alguns serviços, quando solicitados no plantão, são taxados, enquanto pela internet são gratuitos”, informou a diretora do departamento de Cadastro Técnico Municipal, Elza Kruchelski. “Mas o maior benefício ao acessar os serviços pela internet é o ganho de tempo e a praticidade”, disse.

Segundo a diretora, apenas 25 pedidos de plantas de loteamento, um dos serviços disponíveis, são solicitados diariamente pelo portal do Urbanismo no site da Prefeitura. “A expectativa é que haja um aumento gradativo neste número”, disse Elza.

A página eletrônica foi reformulada e  as informações foram adequadas e revisadas, tornando o acesso mais ágil e fácil. Entre outros, há serviços atualmente oferecidos pelo portal na categoria endereços, o que inclui alteração de número predial, declaração de localização do imóvel e endereço oficial para fins de consulta comercial. Em relação a logradouros públicos, há links para escolha de local a ser denominado e solicitação de emplacamento.

Os serviços online oferecem ainda a possibilidade de resolver questões relacionadas a lotes, sobre parcelamento do solo e indicação fiscal. Para acessar, basta entrar no site da Prefeitura de Curitiba, escolher o link Serviços para o Cidadão e entrar na pasta do Urbanismo.