Com o tema “Cidade para Pessoas – Proteção e Prioridade ao Pedestre”, a Semana Nacional do Trânsito 2014 foi aberta oficialmente em Curitiba na noite de quinta-feira (18) com um evento no auditório Thomas Morus da PUCPR, no bairro Prado Velho.
“A prioridade da Semana de Trânsito este ano são as pessoas. Estamos procurando melhorar a questão da acessibilidade e da segurança do pedestre em Curitiba com campanhas educativas e também com mais equipamentos. Nesta gestão, instalamos na cidade mais de 250 semáforos para pedestres, além de novas lombadas e travessias elevadas. Também iniciamos o projeto-piloto do semáforo para pessoas com mobilidade reduzida”, disse o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
O prefeito reafirmou o investimento da Prefeitura para melhorar as condições das calçadas e das vias de Curitiba. “Estamos atuando prioritariamente em áreas onde há mais registros de atropelamentos. Implantamos o projeto da Via Calma e temos que entender cada vez mais a necessidade do compartilhamento no trânsito da cidade, principalmente na área urbana”, disse.
Em Curitiba, a Semana Nacional de Trânsito 2014 é dedicada ao agente de trânsito Reynaldo Lopes, morto no final de agosto. “Queremos que todos os profissionais da Secretaria Municipal de Trânsito possam trabalhar com as condições necessárias de segurança. Estamos dando total apoio a essa atividade profissional, que foi regularizada nesta gestão com a criação do cargo de Agente Municipal de Trânsito de Curitiba”, afirmou Fruet.
A secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, destacou que o pedestre é o ator principal nos grandes centros urbanos, merecendo maior atenção por ser o mais vulnerável frente à enorme motorização no Brasil. “Este tema será estudado na Semana do Trânsito por todas as cidades com grandes frotas do País. Elaboramos a programação em parceria com diversos órgãos e secretarias municipais e teremos muitas atividades nas vias públicas da cidade”, disse.
“Durante esta semana, devemos fazer uma reflexão sobre o trânsito e pensar nos cidadãos que precisam de maior atenção nas ruas, como os idosos, as crianças e as pessoas com deficiência, que acabam sendo as principais vítimas no trânsito tão imprudente que vivemos hoje”, completou a secretária extraordinária da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.
Palestra
O primeiro destaque do evento de trânsito foi a palestra-magna “Caminhabilidade”, da especialista em trânsito Maria Ermelina Brosch Malatesta, da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Em sua apresentação, ela destacou que, nas últimas décadas, o trânsito no Brasil privilegiou a mobilidade motorizada, principalmente a individual, esquecendo dos modais não motorizados. “Isso acabou resultando na desumanização das cidades, fazendo com que sacrifiquemos nossa qualidade de vida”, afirmou.
Segundo Maria Ermelina, a caminhada foi sendo esquecida e não mais incentivada nas cidades, que também descuidaram de suas calçadas. “Não temos bons espaços para as pessoas fazerem seus deslocamentos. Precisamos voltar a estimular os deslocamentos a pé na cidade, principalmente em trajetos curtos, nos quais também não é preciso usar o transporte público, muito saturado em grandes cidades. Se a cidade oferecer boas condições, melhores calçadas, por que não fazer trajetos de dois, três quilômetros a pé? A nossa saúde agradece e a cidade também”, disse.
Até 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito tem programadas palestras, blitze educativas e de fiscalização, atividades recreativas, esportivas e de saúde e exposições. “Teremos uma ação de orientação muito forte para em seguida fiscalizarmos a utilização irregular de vagas de estacionamento de idosos e de pessoas com deficiência em Curitiba. E também faremos um grande trabalho com a rede municipal de educação sobre o Dia Mundial sem Carro, pois é importante que as novas gerações também pensem em outros modais além do automóvel”, informou o diretor da Escola Pública de Trânsito da Setran, Cassiano Novo,.
Urbanista mirim
Ainda durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, Gustavo Fruet, as secretárias municipais Luiza Simonelli, Mirella Prosdocimo e Roberlayne Robalo (Educação), e o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, receberam livros especiais, confeccionados em madeira e tecido por alunos das escolas municipais Paula Freire e Anita Merhy Gaertner e dos Centros de Educação Integral Curitiba 300 Anos e Expedicionário.
Os estudantes fazem parte do projeto Urbanista Mirim e escreveram os livros a partir de entrevistas realizadas com a população de Curitiba, nas quais levantaram o o que as pessoas esperam do futuro da cidade.
Assista a esta reportagem em vídeo Aqui.

Programação da Semana Nacional do Trânsito 2014
19/9 (sexta-feira)
8h30 – Palestra “Curitiba: 100 Anos de Evolução”, por Sérgio Pires, presidente do Ippuc.
10h30 – Palestra “Trânsito como Questão de Saúde Pública”, por Adriano Massuda, secretário municipal de Saúde.
11h15 – Palestra “Resolução N°495 do Contran e Semáforo para Pessoas com Mobilidade Reduzida – Projeto Piloto”, por Maurício Razera, diretor de engenharia da Setran.
Local: PUCPR (Rua Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho). Auditório Sobral Pinto – Bloco Amarelo – 1° andar.
20/9 (sábado)
10h, 11h e 12h – Apresentações do Teatro Unibrasil e da Escola Pública de Trânsito.
9h às 13h – Apresentações de estandes das secretarias e órgãos municipais (Trânsito, Pessoa com Deficiência, Saúde, Defesa Social, Esporte, Lazer e Juventude e Fundação de Assistência Social) e do Instituto Paz no Trânsito.
Local: Praça Osório/Rua XV de Novembro (Centro).
21/9 (domingo)
13h30 às 17h – Festa da Cidadania e da Acessibilidade – Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
Local: Escola Municipal Vereador João Stival (Rua João Budel, 163 – Butiatuvinha). Agendamento de transporte para acesso ao evento pelos fones (41) 3374-5008 e (41) 3374-5278. Outras informações pelo fone (41) 3374-5313.
22/9 (segunda-feira)
9h às 13h – Celebração do Dia Mundial Sem Carro, com bloqueio da Rua Monsenhor Celso para realização da atividade Vivência de Mobilidade e de atividades recreativas das secretarias municipais de Educação e do Esporte, Lazer e Juventude. Apresentação dos estandes da exposição Frases do Dia Sem Carro 2013.
Local: Rua Monsenhor Celso, entre ruas Mal. Deodoro e José Loureiro (Centro).
9h – Inauguração da Praça do Ciclista
Local: Rua Pres. Faria esquina com Rua São Francisco (Centro).
10h – Posse dos conselheiros do Conselho Municipal de Trânsito.
Local: Palácio 29 de Março.
23/9 (terça-feira)
9h – Celebração do Dia do Agente Municipal de Trânsito, abertura da exposição de fotos do livro Cidade para Pessoas – Setran e entrega de certificados para agentes de trânsito participantes da obra.
Local: Departamento de Fiscalização da Setran (Rua Tomas Edson, 34, esquina com a Rua Senador Salgado Filho – Prado Velho).
15h – Inauguração do posto de atendimento da Setran na Administração Regional da CIC.
Local: Rua da Cidadania CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460).
23, 24 e 25/9 (de terça a quinta-feira)
Abordagens e blitze de fiscalização do respeito às vagas exclusivas para pessoas com deficiência.
Local: todas as Administrações Regionais de Curitiba, supermercados, shoppings e outros pontos da cidade.