As reuniões presenciais do Fala Curitiba terminaram, no fim de maio, com a formação de 500 grupos para a discussão de 1,5 mil prioridades coletivas indicadas pela população. Em 104 horas de encontros, os moradores dos 75 bairros da capital esclareceram dúvidas e elencaram as maiores necessidades da cidade.
Segurança foi a política pública mais citada pela população, seguida de Obras Públicas, Saúde, Educação e Trânsito, de acordo com a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane dos Santos.
Em todas as fases do programa coordenado pelo Imap, até agora, foram registradas 8.369 participações, sendo 2 mil pelo site fala.curitiba.pr.gov.br, pouco mais de 2 mil pelo preenchimento de fichas nos 110 locais visitados pelo Fala Curitiba Móvel e pouco mais de 4 mil nas 52 reuniões presenciais.
Votação final
Até meados de julho, acontece a organização das demandas coletivas por Política Públicas e envio às secretarias correspondentes. Reuniões envolvendo as áreas, a Secretaria do Governo Municipal, o Imap e as administrações regionais classificam as demandas e as que são viáveis (cerca de 30 por regional) serão encaminhadas à votação final.
A população será, mais uma vez, convocada para a votação final de 11 a 29 de julho. A participação acontece por meio do Fala Curitiba Móvel, pelo site fala.curitiba.pr.gov.br e nas dez audiências públicas (uma por regional).
Etapas
As reuniões aconteceram na segunda etapa do programa, que consistiu na sugestão das prioridades atendidas pela Lei Orçamentária Anual (LOA). A primeira, finalizada nos meses de março e abril, tinha como objetivo a determinação das prioridades do município para o ano seguinte, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A consulta pública para a LDO 2023 esteve aberta entre os dias 7 e 31 de março, com a contribuição de 6,4 mil cidadãos, em 7,2 mil participações com o credenciamento de mais de 34 mil indicações.
Áreas mais citadas e as principais sugestões
Segurança - expansão do atendimento, viaturas, e módulos móveis da Guarda Municipal.
Obras Públicas - pavimentação lidera o ranking de sugestões, trazendo, por ordem, assuntos relacionados à calçadas, iluminação e drenagem.
Saúde - adequação do quadro de profissionais nas diferentes especialidades, seguida por pedido de melhoria no atendimento.
Educação - abertura de turmas e expansão do atendimento em CMEIS.
Trânsito - nomes de ruas para revitalização, indicação de esquinas para sinalização vertical e horizontal, semáforos e redutores de velocidade.
LEIA MAIS