O secretário municipal da Saúde, César Monte Serrat Titton, visitou na tarde desta sexta-feira (18) a unidade de saúde (US) na qual iniciou a sua carreira no Sistema Único de Saúde (SUS) de Curitiba, em 2006. Na US Umbará, Titton foi recebido por amigos e colegas de trabalho com um lanche preparado pelos próprios servidores e participou de um bate-papo com a equipe da unidade. O secretário falou sobre os novos desafios no comando da pasta da Saúde, esclareceu dúvidas e recebeu demandas dos trabalhadores.
Titton deixou a US Umbará no final de 2012, quando foi convidado por Adriano Massuda para compor a equipe de gestão da Secretaria. “É muito bom retornar ao local de origem e ver as mudanças que ocorreram ao longo desse tempo em que passei a atuar mais na área administrativa. Por outro lado, a maioria da equipe é a mesma da época em que estive aqui”, disse Titton, que esteve na US pela última vez há cerca de um ano e retornou à unidade pela primeira vez como secretário nesta tarde.
A US Umbará atende uma região com cerca de 9 mil habitantes e realiza, em média, 180 atendimentos todos os dias, entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Uma das mudanças que surpreendeu Titton na região foi a expansão da horta comunitária mantida pelos moradores. A plantação era restrita a dois lotes da área e agora ocupa uma das margens do Rio Ponta Grossa, em frente à unidade.
Em clima informal, o secretário – anunciado para substituir Massuda no final de julho – contou como foram as primeiras semanas no cargo e ouviu as demandas dos colegas. “Quando saí daqui, passei a descobrir outros olhares dentro da mesma casa [SMS, Prefeitura]. É muito importante haver essa troca de experiências e fazer com que os serviços conversem e entendam como funcionam as outras unidades”, afirmou.
A visita do secretário coincidiu com a reunião semanal da equipe. “Ter o César aqui é uma motivação para todos. Saber que ele é um de nós. Quando ele foi para a secretaria, ficamos aqui com um sentimento de perda, mas Curitiba ganhou muito. É alguém da equipe que sabe como é o serviço na ponta”, diz a chefe da unidade, Kathia Letícia Fiorin. “É gratificante ter o César aqui. Apesar de crescer profissionalmente, continua a ser uma pessoa acessível, simples e amiga”, elogia a agente comunitária de saúde Marian do Rocio Teixeira, que trabalha há nove anos no SUS Curitiba, seis deles ao lado de Titton.