Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Secretário de Goiás vem a Curitiba para conhecer o Hospital do Idoso

O secretário de Estado de Goiás, Antonio Faleiros, veio a Curitiba nesta terça-feira (19) para fazer uma visita técnica ao Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, onde conheceu a estrutura física e o modelo de assistência adotado pela instituição. Foto: Everson Bressan/SMCS

O secretário de Estado de Goiás, Antonio Faleiros, veio a Curitiba nesta terça-feira (19) para fazer uma visita técnica ao Hospital do Idoso Zilda Arns, no Pinheirinho, onde conheceu a estrutura física e o modelo de assistência adotado pela instituição. Faleiros foi recebido pelo secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, pelo diretor da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Gustavo Schulz, e pela diretora administrativo-financeira, Tereza Kindra.

Faleiros ressaltou a qualidade do serviço prestado no hospital e disse que pretende levar para Goiás o modelo de assistência ao idoso implantado no Zilda Arns. Schulz explicou que o Hospital do Idoso tem, entre suas finalidades, prestar cuidado especializado, integral e multiprofissional, com ênfase na saúde do idoso; e estruturar um modelo assistencial de referência em Geriatria e Gerontologia, que permita antecipar e atender às necessidades e demandas decorrentes do crescimento da população acima de 60 anos.

Massuda destacou a importância desse tipo de integração e troca de experiências, entre os diferentes estados e municípios brasileiros, para qualificar e ampliar as ações da rede e o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Isso mostra que o Hospital do Idoso de Curitiba tem um modelo que pode ser referência para todo o Brasil. Entretanto, estamos trabalhando em projetos para ampliar o atendimento à população com mais de 60 anos, prioritariamente”, salientou.

A unidade é um dos três serviços administrados pela Feaes, criada para executar e desenvolver ações e serviços de saúde ambulatorial especializada, hospitalar, apoio diagnóstico e de ensino e pesquisa no âmbito do SUS. A fundação integra a administração pública indireta do Município de Curitiba.