As secretarias de Gestão de Pessoal e da Educação receberam, na tarde desta terça-feira (15/7), os representantes do Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba) para tratar de pautas apresentadas pela categoria. A reunião foi realizada na sede do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), no Edifício Delta, no Alto da Glória.
Durante o encontro, a superintendente de Gestão Educacional, Thalita Folmann da Silva, informou que as próximas capacitações dos professores voltarão a ser realizadas de forma descentralizada, nos Centros de Desenvolvimento Profissional, nas regionais da cidade.
Ela declarou que, após o recesso, serão anunciados os cursos ainda previstos para este ano. No segundo semestre também será apresentado o calendário das formações que serão oferecidas em 2026, para que os servidores possam fazer o seu planejamento.
O superintendente Executivo da SME, Giovani Santos Vieira, falou sobre a realização da mudança de área de atuação para os pedagogos. A expectativa é realizar o procedimento de carreira ainda em 2025. Existem 431 vagas para pedagogos, das quais 368 estão supridas por meio de RIT (regime integral de trabalho) e 63 estão em aberto.
Ao todo, a Prefeitura de Curitiba conta com 11,5 mil profissionais do magistério – Docência I e II.
Os temas debatidos fazem parte de uma agenda pautada por itens apresentados pelos sindicatos que representam os servidores da Prefeitura de Curitiba. As atas das reuniões podem ser conferidas pelo Portal do Servidor, no link Documentos da Negociação Sindical.
Outras reuniões vêm sendo realizadas desde janeiro, a partir de temas propostos pelos sindicatos. Os dirigentes são recebidos pela secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos, e pelo secretário da Educação, Jean Pierre Neto.