A promoção da interação entre iniciativa privada e o poder público é um dos pilares da estratégia de internacionalização da Prefeitura de Curitiba. Com esse objetivo representantes da administração municipal, empresariado e da Câmara Americana de Comércio (Amcham) se reuniram na manhã desta terça-feira (4/7). O encontro também marcou uma celebração ao Dia da Independência dos EUA.
Secretários e representantes dos diversos setores discutiram formas de alinhar parcerias na realização de projetos conjuntos. O vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, ressaltou que a aproximação com organismos e empresas estrangeiras é um anseio da Prefeitura. “Curitiba gosta da ideia de ter parceiros internacionais e o prefeito Rafael Greca tem essa visão, o que já demonstrou anteriormente”, disse. “Estamos aqui para fortalecer essa parceria.” Pimentel também lembrou sobre a necessidade de envolver os 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba em um plano de desenvolvimento.
O encontro contou com a presença do diretor de relações governamentais da Amcham, Wanderlei Mariz, que tem vasto currículo tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Mariz ressaltou que um dos pilares de atuação da Amcham é o enfoque aos temas de relevância local. “Estamos aqui abraçando assuntos que são importantes para o Poder Público, como o favorecimento ao ambiente de negócios”, explicou.
O assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin, lembrou que as parcerias trazem expertise aos processos administrativos municipais. “É preciso internacionalizar as secretarias e seus respectivos programas”, colocou. “Estamos levando Curitiba para o mundo e o mundo para Curitiba.”
Uma das maiores associações comerciais do Brasil, a Amcham tem 14 filiais em todo o País, com mais de cinco mil empresas associadas. O gerente Regional de Curitiba, Gustavo Silvino, enalteceu a parceria estabelecida com a Prefeitura e colocou os serviços da organização à disposição. “Acreditamos no diálogo para fomentar a economia local”, disse.
Participaram os presidentes da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, José Lupion Neto; do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; da Agência Curitiba de Inovação, Frederico Lacerda; do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, José Luiz Costa Taborda Rauen; do Instituto Curitiba de Sáude, Dora Pizzatto; e da Fundação de Ação Social, Larissa, Tissot; os secretários municipais do Abastecimento, Luiz Gusi; do Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Ferraz César; da Educação, Maria Silvia Bacila; e da Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; além do Ouvidor da Guarda Municipal de Curitiba, Augusto Teixeira de Freitas Muggiatti; a superintendente do Instituto Municipal de Administração Pública, Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda e o coordenador técnico do Plano Diretor de Curitiba pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba, Miguel Roguski.