O programa Adolescente Saudável, da Secretaria Municipal da Saúde, reunirá nesta terça-feira (22), das 14h às 17h30, no salão de atos do Parque Barigui, 360 protagonistas juvenis e 80 adultos das entidades públicas e não-governamentais parceiras da ação. O objetivo é celebrar, por meio de bate-papos informais, o Dia Nacional da Juventude, que este ano aborda o tema Mais Juventude na Saúde.
Para a coordenadora do Adolescente Saudável, hebiatra Júlia Cordellini, Curitiba tem muito a comemorar nessa data. "Temos uma história de sete anos de vitórias", resume, referindo-se aos 58,5 mil estudantes a partir dos 10 anos de idade até o final da adolescência que tiveram contato com a proposta de educação em saúde a partir do ambiente escolar somente em 2009.
Hoje o Adolescente Saudável abrange 64 escolas públicas e 46 unidades de saúde e contribuiu, nesse período, para a redução da taxa de gravidez na adolescência. De 17,1% em 2002, quando o programa foi implantado, o número de adolescentes grávidas caiu para 14,7% - de 4,5 mil casos para 3,7 mil. "Tudo isso graças à informação clara e à integração entre os adolescentes e os educadores preocupados em garantir aos seus cidadãos uma juventude sadia e participativa", diz a coordenadora.
Por meio de recursos como o ônibus próprio do programa e cartilhas desenvolvidas em linguagem atraente, os adolescentes também têm acesso a informações sobre sexualidade, cultura da paz e alimentação saudável, entre outros temas de interesse da saúde integral. Circulando desde 2005, o ônibus foi visitado por cerca de 93,5 mil jovens estudantes de todo o município.
Programação do Dia Nacional da Juventude em Curitiba
Data: terça-feira, 22 de setembro
Local: Salão de Atos do Parque Barigui
Horário: 13h30 às 17h30
13:30h - 14:00h - Momento recepção: entrega de materiais e camisetas
14:00h - 14:30h - Momento Fala Sério: Hino Nacional e mesa de abertura, com autoridades e adolescentes
14:30h -14:45 h - Momento artístico: Dança de salão do Distrito Sanitário Santa Felicidade
14:45h - 15:15h - Momento reflexão: Adolescência e Juventude: tempos de quê? - Leomara de Araujo Bürgel - psicanalista
15:15h - 15:30h - Momento degustação e visita às atividades desenvolvidas pela secretaria municipal da saúde voltada a este público.
15:30h- 15:40 h - Momento relax - prof. Guto - professor de Educação Física da Secretaria Municipal da Saúde
15:40h - 16:00h - Momento Caderneta Adolescente - Dra. Júlia Cordellini e Ademar Volpi - Secretaria Municipal da Saúde
16:00h - 17:00h - Momento Papo Cabeça - mediador Igor Francisco - Grupo Dignidade/CEPAC - A família e a saúde do adolescente - Dr. Marco Musse - médico de Adolescentes da Unidade de Saúde São Braz -A mídia e a saúde do adolescente - José Carlos Fernandes jornalista e professor
17:00h - 17:15h - Momento artístico: Rap do IDDHEA
17:15h - 17:30h - Momento final: entrega das cadernetas e retorno para os ônibus
Apoio: Secretaria Municipal da Educação, Fundação de Ação Social, Canal Futura, Centro Paranaense de Cidadania (CEPAC), Grupo Dignidade, Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDHEA), Rede de Mulheres Negras-PR, Central de Notícias dos Direitos da Criança e da Adolescência (CIRANDA) e Centro de Convivência Menina Mulher (CCMM).
Convidados: Sociedade Paranaense de Pediatria, Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (CONTIBA), Comissão Municipal da Saúde, Universidade Federal do Paraná- UFPR (através dos Departamentos: de Educação, de Tocoginecologia e de Psicologia), Instituto Compartilhar, Escolas Estaduais, Chácara meninos de 4 pinheiros, União dos Escoteiros do Brasil, Casa da Videira, Grupo Liberdade, Associação Fênix, adolescentes Veteranos, entre outros.
Público Alvo - adolescentes e jovens das unidades municipais de saúde, das escolas municipais e estaduais, dos programas sociais da Fundação de Ação Social, de Organizações não governamentais e da rede de Protagonismo Juvenil de Curitiba.