Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Na Câmara Municipal

Saúde presta contas e destaca avanços no combate à dengue e vacinação contra gripe em Curitiba

Secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak apresenta relatório quadrimestral na Câmara de Vereadores. Curitiba, 26/05/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A manhã desta segunda-feira (26/5) foi de prestação de contas da Saúde aos Vereadores de Curitiba. Esta é a segunda vez que a secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak, comparece à Câmara de Vereadores para a apresentação do relatório quadrimestral e a primeira vez que relata as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na gestão do prefeito Eduardo Pimentel.

Para a secretária, a prestação de contas é um compromisso da gestão com a transparência e uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido no dia a dia da SMS.

“É um momento para mostrar a situação epidemiológica atual, nossos indicadores e principalmente dar retorno às demandas apresentadas pelos vereadores nesse início de gestão”, disse a secretária Tatiane Filipak.

Durante a prestação de contas de fevereiro, quando foi apresentado o relatório do 3º quadrimestre e acumulado do ano de 2024, os vereadores destacaram pontos sobre a gestão da saúde que puderam ser esclarecidos nesta segunda-feira.

A secretária enumerou avanços que compõem o Plano de Governo do prefeito Eduardo Pimentel e que atendem às demandas apresentadas pelo legislativo municipal.

“Conseguimos avançar em muitos pontos, como a implantação do programa Especialidades em Ação, com redução de filas, o nosso novo ambulatório Encantar, já com aumento de atendimento ao autismo, o nosso plano de enfrentamento da dengue, que resultou em redução de 92% no número de casos da doença”, enumerou Filipak. Ela pediu apoio aos vereadores para ampliar a mobilização pela vacina contra a gripe. “Precisamos aumentar a adesão da população em relação à vacinação, que é a melhor linha preventiva para evitar os quadros respiratórios da sazonalidade”, defendeu.

Percentual aplicado

A prestação de contas é um rito obrigatório, previsto na lei complementar federal 141/2012. O diretor financeiro da SMS, Márcio Camargo, detalhou as receitas e despesas, que somaram R$ 528 milhões investidos em ações e serviços de saúde no 1º quadrimestre de 2025, o que equivale a 16,49% das receitas correntes líquidas aplicados na área, acima do percentual mínimo exigido por lei, que é de 15%.

Estrutura

Foi apresentada em detalhes a rede municipal de saúde, com 314 serviços do SUS Curitibano e 10,5 mil profissionais vinculados à SMS e à Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas). Entre os destaques do primeiro quadrimestre, Tatiane Filipak elencou a entrega das reformas da Unidade de Saúde Sabará (CIC) e da UPA Boqueirão, além de listar propostas do Plano de Governo já entregues antes dos 100 dias de gestão.

“Demonstramos que estamos caminhando para colocar em prática todas as obras e projetos previstos no Plano de Governo, com planejamento e compromisso com a nossa população”, disse Tatiane Filipak

Mobilização

Depois de quatro meses de grande mobilização, liderada pelo prefeito Eduardo Pimentel, a secretária anunciou a queda expressiva do número de casos de dengue em Curitiba neste ano, que chegou a 92% de redução, comparado a 2024.

Outra mobilização importante, também encabeçada pelo prefeito, é o plano de contingência de atendimento a casos respiratórios, anunciado na semana passada e que prevê ações do município para enfrentar a sazonalidade da gripe. Entre as ações previstas, a intensificação da vacinação contra a gripe, que está aberta para todos com seis meses ou mais.

Na Câmara de Vereadores, a vacina será oferecida no dia 4 de junho, das 9h30 às 16h, aberta para funcionários, familiares e população.

Plano Municipal de Saúde

A secretária informou aos vereadores que a equipe gerencial da SMS se debruçou no planejamento estratégico dos próximos quatro anos de gestão, cumprindo com o previsto na Lei 141/2012, e aprovando o Plano Municipal de Saúde 2026-2029 junto ao controle social. Na reunião de abril do pleno do Conselho Municipal de Saúde, o Plano Municipal foi aprovado por unanimidade.

Presenças

A prestação de contas foi presidida pelo vereador Sidnei Toaldo e pelos membros da comissão de Saúde da Câmara, Meri Martins, Carlise Kwiatkowski, Lórens Nogueira e Toninho da Farmácia, que acompanhou online. 

Também estiveram na Câmara a equipe gerencial da SMS: superintendente executivo, Juliano Gevaerd; superintendente de gestão, Jane Sescatto; diretora de Atenção à Saúde, Viviane Gubert; diretora de Atenção Primária à Saúde, Juliana Henckle; diretora de Vigilância em Saúde, Rosana Zappe; diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides de Oliveira; diretora de urgência e emergência, Keity Arias; o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz. Também acompanhou a prestação de contas a representante do Conselho Municipal de Saúde, Malu Gomes.