Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Saúde orienta população para perigos da leptospirose

Equipes da Unidade Básica de Saúde Cachimba visitaram nesta segunda-feira (09) as casas da região alagadas pela enchente do fim de semana para orientar a população sobre a limpeza das residências, móveis e alimentos, em ação preventiva à leptospirose. -Na imagem, a vendedora Marilei Proença de Oliveira. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Equipes da Unidade Básica de Saúde Caximba visitaram nesta segunda-feira (09) as casas da região alagadas pela enchente do fim de semana para orientar a população sobre a limpeza das residências, móveis e alimentos, em ação preventiva à leptospirose.

“A leptospirose é transmitida por uma bactéria presente na urina de rato e com as enchentes essas famílias ficam muito expostas à contaminação. É importante limpar bem as casas, com água sanitária e álcool para prevenir a doença. Por isso hoje estamos orientando as famílias sobre como fazer a limpeza, descartar os alimentos que tiveram contato com a água da enchente e procurar a unidade de saúde em qualquer sinal de febre, dor de cabeça e nas articulações”, explicou a coordenadora de saúde da Regional Pinheirinho, Alessandra dos Santos.

A vendedora Marilei Proença de Oliveira teve a casa alagada e precisou ir com o marido e os dois filhos para a casa de uma irmã na noite de sexta-feira (06). “Por sorte conseguimos salvar a geladeira e a máquina de lavar roupas, mas o sofá eu vou jogar fora. Hoje faltei o trabalho para limpar a casa e lavar a roupa que molhou. Tirei barro com enxada”, conta Marilei, que recebeu um litro de água sanitária para auxiliar na limpeza e desinfetar a casa.

A auxiliar de limpeza Laudicéia Viana, estava preocupada com a saúde do filho de 3 anos. “Quando a água subiu vi cobra e ratos passando do lado da gente. Tenho medo pelo meu filho, mas ontem mesmo já lavei tudo com água e sabão e desinfetei com água sanitária. O medo maior é pela saúde do meu filho, mas se tiver qualquer sintoma vou direto na unidade de saúde”, disse.

A equipe da unidade de saúde também passou no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Caximba, onde estão sendo distribuídos colchões, cobertores e roupas para orientar a população atingida pela chuva. “No domingo acolhemos 160 pessoas e a expectativa é que hoje sejam recebidas mais de 200. Estamos trabalhando para minimizar os danos que essas famílias tiveram”, disse Nadia Porres Lopes, supervisora da Fundação de Ação Social (FAS) Pinheirinho.

Veja esta reportagem em vídeo Aqui.