Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde

Saúde faz orientação contra dengue na Boca Maldita

Neste sábado (06) é comemorado o Dia Nacional contra a Dengue. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde irá realizar o dia D da Dengue, com o objetivo de alertar a população para redobrar a atenção no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

Neste sábado (06) é comemorado o Dia Nacional contra a Dengue. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde irá realizar o dia D da Dengue, com o objetivo de alertar a população para redobrar a atenção no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. Com barracas montadas na Boca Maldita, os agentes irão reforçar para a população os cuidados para evitar a proliferação do mosquito, que é mais constante com a chegada do verão.

A ação será realizada das 9h às 13 horas na Boca Maldita, com a distribuição de folhetos e dicas para evitar a criação de focos do mosquito.

Neste ano, pela primeira vez em Curitiba, foram registrados dois casos autóctones – nos quais o paciente é infectado no próprio local de registro – da doença. Desde janeiro, 332 focos do mosquito já foram identificados. Durante todo o ano passado, foram encontrados 121 focos.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins, ressalta a importância dos cuidados da população para evitar a proliferação do mosquito. “A dengue é uma doença cíclica e com a chegada do calor os focos crescem consideravelmente. É preciso que a população fique mais atenta aos locais que podem ficar com água parada”.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente ações educativas para a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito.

Saiba algumas dicas:

- Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;
- Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;
- Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha a caixa d’água bem tampada;
- Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;
- Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;
- A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.