Lançado em abril do ano passado, o aplicativo para smartphone Saúde Já soma 57,7 mil agendamentos de atendimento. As 110 unidades de saúde contam com a ferramenta, que permite ao usuário escolher o melhor horário para ser atendido, sem precisar enfrentar fila.
O agendamento pelo aplicativo serve para a realização do primeiro atendimento, que é feita por um técnico de enfermagem. Essa “porta de entrada” é fundamental para que se avalie o profissional mais adequado para o caso de cada paciente, explica o médico da Secretaria Municipal da Saúde Marcelo Kolling.
O técnico de enfermagem direciona cada ocorrência ao profissional mais adequado, conforme a descrição e a gravidade dos sintomas relatadas pelo usuário. Isso determina a prioridade de cada atendimento, que pode demandar uma consulta imediata com um médico ou enfermeiro.
Se não for um caso de urgência, a unidade agenda o atendimento médico para um momento próximo ou uma consulta com um outro profissional do posto de saúde. Também pode indicar ou realizar outros procedimentos oferecido nas unidades, como avaliação de curativos, ingresso no programa de cessação do tabagismo, agendamento de exame preventivo do colo do útero, entre outros.
“Se vou para o posto de saúde acreditando que apenas o médico pode resolver meu problema, acabo desperdiçando o potencial que o posto me oferece, com um leque de outros profissionais”, exemplifica Kolling.
Na lista de profissionais, os postos de saúde têm enfermeiros, fonoaudiólogos, educadores físicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas. “Todos somam os saberes para alcançar o melhor resultado em saúde para o paciente”, reforça Kolling.
Os atendimentos agendados pelo aplicativo mostram que o usuário precisa do serviço do posto de saúde, mas a consulta com o médico está longe de ser a única opção. Entre maio e outubro de 2017, cerca de 30% dos atendimentos agendados pelo aplicativo foram encaminhados para profissionais, entre eles, os médicos.
Instale o aplicativo Saúde Já
O Aplicativo Saúde Já oferece o agendamento para o primeiro atendimento com a equipe de enfermagem ou com a odontologia nas 110 unidades de Saúde de Curitiba.
Pode ser instalado em smartphones ou tablets – tanto nas plataformas Android ou iOS gratuitamente – basta baixa-lo na App Store (aparelhos com sistema iOS) ou na Play Store (aparelhos com sistema Android). O acesso também pode ser feito via internet, na página saudeja.curitiba.pr.gov.br.