Na segunda-feira (11/9), a Prefeitura de Curitiba faz uma consulta pública para apresentar as práticas sociais e ambientais (ESG) que fazem parte do Projeto Inter 2, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.
Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto Inter 2 vai promover a melhoria na qualidade do transporte coletivo na cidade, com faixas exclusivas e/ou preferenciais para o itinerário do Inter 2 e do Interbairros II, além de outros elementos de mobilidade.
As boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) fazem parte das políticas de salvaguardas do BID e de outros bancos de desenvolvimento, que financiam projetos estruturantes no município.
“A obra civil é a porção mais evidente dos programas, mas existe todo um suporte à execução que garante o cumprimento de exigências contratuais dos agentes financiadores, que têm como objetivo a promoção do desenvolvimento da sociedade”, explica Marcio Teixeira, coordenador da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), que gerencia os contratos multilaterais do município.
Para a contratação dos recursos, cada agente financiador elenca as exigências em ESG que o município deve cumprir no planejamento e na execução das obras. A documentação é elaborada pela equipe técnica da Utag, com apoio das áreas correlatas da administração municipal, e reúne programas e subprogramas que serão aplicados antes, durante e depois dos contratos.
A documentação é extensa e abrangente e reúne os programas previstos em cada fase do programa e são chamados de Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS) e o Plano de Reassentamento Involuntário (PRI). “Os técnicos da Prefeitura listam todas as ações, divididas em programas e subprogramas, a partir do portfólio de serviços e especialidades que já existem na administração municipal, considerando as legislações vigentes e as possíveis evoluções nas respectivas áreas”, explica Teixeira.
A comunidade pode acompanhar essas ações previstas por meio da documentação disponível no site da Utag. A consulta pública será na segunda, 11/9, às 14h30, no Auditório da Rua da Cidadania do Boqueirão, no Terminal do Carmo, Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430.