Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
A partir desta segunda-feira

Ruas da região do Terminal Centenário terão bloqueios para obras do BRT Leste/Oeste

Ruas da região do Terminal Centenário terão bloqueios para obras do BRT Leste/Oeste.

A partir da próxima segunda-feira (20/10), ruas do entorno do Terminal Centenário, no bairro Cajuru, vão ser temporariamente bloqueadas para obras de pavimentação do Lote 4.1 e 4.2 do BRT Leste/Oeste.

Durante o período de execução, serão realizadas as seguintes mudanças no tráfego:

  • A Rua Filipinas terá sentido único entre as ruas Lourival Wendler e Engenheiro Benedito Mário da Silva.
  • A Rua Lourival Wendler, entre a Filipinas e Tailândia, será totalmente bloqueada, devido à obra de pavimentação no cruzamento e ao uso do local para veículos e equipamentos da empreiteira.
  • A Rua Tailândia terá acesso exclusivo para os ônibus ao terminal. Parte dessa via estará liberada apenas para acesso de moradores e comerciantes, porém sem saída.

Os motoristas que trafegam pela região podem realizar os desvios pelas ruas Ceilão ou Argélia, através da Rua Engenheiro Benedito Mario da Silva.

Moradores e comerciantes terão acesso à região, mediante documento que comprove o vínculo com o perímetro. 

Para garantir a segurança de pedestres e condutores, os trechos em obras estarão sinalizados com barreiras, cones e barris refletivos, cerquites e cavaletes, sob responsabilidade da empreiteira que está realizando as intervenções.

BRT Leste/Oeste

O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 km de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.

A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte. Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto vai contribuir para a diminuição das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, estimulando o uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão, como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança. A conquista, em 2025 da inédita nota A+ em capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, referenda que as políticas fiscais e financeiras da gestão Eduardo Pimentel colocaram a Prefeitura de Curitiba entre as mais fortes, estáveis e confiáveis do País. A nota Capag A + permite ao município buscar financiamentos de investimentos com juros ainda mais baixos.