Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Alto Boqueirão

Rua Wilson Dacheux Pereira terá dois quilômetros de asfalto novo

Prefeito Rafael Greca inspeciona obras de fresa e recape na rua Wilson Dacheux Pereira, Boqueirão. Curitiba, 10/09/2019. Foto: Valdecir Galor/SMCS

Uma das principais vias do Alto Boqueirão, a Rua Wilson Dacheux Pereira está em obras. O pavimento recebe intervenções de fresa e recape desde 23 de agosto e as melhorias irão alcançar 1.979 metros do trecho entre as ruas Januário Alves de Souza e Francisco Derosso.

Nesta terça-feira (10/9), o prefeito Rafael Greca e o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, vistoriaram a requalificação do piso da via. “É uma grande alegria pavimentar com asfalto novo a Rua Wilson Dacheux Pereira e a sequente Rua dos Pioneiros. Somados, serão quase três quilômetros de melhorias que tornam melhor o caminho de quem vai e volta entre o Alto Boqueirão, o Boqueirão, o Bairro Novo e o Sítio Cercado”, disse Greca.

De acordo com o secretário de Obras, as intervenções serão feitas em sequência. Terminando o trecho da Wilson Dacheux, os trabalhos começam na Rua dos Pioneiros. "Temos a previsão de concluir a pavimentação nas ruas até o fim deste mês de setembro”, apontou Rodrigues. 

Continuidade da Rua Wilson Dacheux Pereira, a Rua dos Pioneiros, que também corta o bairro Alto Boqueirão, contará com obras de pavimentação nos próximos dias. Serão revitalizados 908 metros de asfalto, no trecho que parte do Ribeirão dos Padilhas e segue até a Rua Francisco Derosso, já no Xaxim.

Morador da esquina das ruas Wilson Dacheux Pereira e José Krefta há mais de 30 anos, o motorista de ônibus aposentado Eracides Martins da Silva estava acompanhando a execução das obras com otimismo.

“Fazia tempo que precisava de asfalto novo aqui. Os remendos já não aguentavam mais os veículos mais pesados. Agora vai ficar muito bom”, contou Eracides.

Transporte coletivo

A Rua Wilson Dacheux Pereira serve de corredor para linhas do sistema de transporte coletivo. No trecho que está recebendo melhorias existem quarto estações-tubo: Eucaliptos, Araçá, Nova Europa e Erton Coelho. Por estes pontos passam as linhas 502 Circular Sul (horário), sentido Terminal Sítio Cercado, 602 Circular Sul (anti-horário), sentido Terminal Boqueirão, e X12 Especial Boqueirão, também no sentido Terminal Sítio Cercado, que opera somente nos horários de pico pela manhã e em dias úteis.

Mais obras

Ainda no Alto Boqueirão, a Rua Eduardo Pinto da Rocha terá 1.277 metros de asfalto novo a partir da esquina com a Rua Francisco Derosso e chegando ao cruzamento com a Rua Jataizinho.

No Boqueirão, as obras acontecerão na Rua Tenente Francisco Ferreira de Souza. O novo pavimento terá 609 metros e irá requalificar o trecho entre as ruas Coronel Luiz José dos Santos e Josepha Deren Destefani.

Para quem mora ou trabalha no Xaxim, asfalto novo não é novidade. Os 2.172 metros da Rua Francisco Derosso já receberam melhorias. Os serviços foram feitos em julho. O bairro também ganhará a pavimentação da Rua Coronel Luiz José dos Santos. Serão 1.088 metros entre as ruas Francisco Derosso e Raggi Izar.

Somando todas as obras, são mais de oito quilômetros (8.033 metros) de asfalto novo em seis ruas que cortam seis bairros da Regional Boqueirão. Os investimentos em pavimentação fazem parte do pacote de requalificação de 59 ruas, em toda a cidade, priorizando as vias por onde passam linhas de ônibus.

As obras são feitas pelo processo de fresa e recape e compreendem também a implantação de nova sinalização horizontal. A ação restaura a camada asfáltica danificada e recupera a estrutura do pavimento.