Ir para o conteúdo
Atenção, motoristas!

Rua no Cajuru terá bloqueio a partir de segunda-feira para obras de pavimentação do BRT Leste/Oeste

Rua no Cajuru terá bloqueio a partir de segunda-feira, para obras de pavimentação do BRT Leste/Oeste.

Na segunda-feira (1/12), a partir das 9h, começa o bloqueio da Rua Roraima no cruzamento com a Rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru. A intervenção é necessária para a execução dos serviços de pavimentação programados para o local, dentro das obras do BRT Leste/Oeste, Lotes 4.1 e 4.2, que fazem parte do PRO Curitiba.

Durante o bloqueio, os ônibus biarticulados não serão afetados, mantendo a circulação normalmente pela canaleta exclusiva. Pedestres e ciclistas deverão circular seguindo as orientações indicadas na sinalização instalada pela empresa executora. 

Para quem utiliza a região, duas alternativas de desvio estarão disponíveis:

Sentido Centro

Para quem utiliza a Rua Roraima como ligação sentido Centro, as alternativas de desvio são seguir pelas ruas dos Ferroviários, Mário Miró, Delmo de Almeida e Luiz França, ou optar pelo trajeto pela Rua Aracaju, Avenida Florianópolis e novamente Rua Luiz França.

Sentido bairro

Já para quem segue sentido bairro, será possível utilizar a Rua Luiz França até a Avenida Florianópolis, continuando pelas ruas Aracaju e Roraima. Outra opção é circular pelas ruas Manoel Cordeiro, José Clóvis de Oliveira Weisheimer, Engenheiro Costa Barros e dos Ferroviários.

A recomendação é que os usuários da via redobrem a atenção e programem seus deslocamentos considerando as rotas alternativas enquanto durarem as obras.

BRT Leste/Oeste

O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que conta com financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 km de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações-tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e no Campina do Siqueira.

A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte. Além de reduzir o tempo de viagem, o projeto vai contribuir para a diminuição das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, estimulando o uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

PRO Curitiba

O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão, como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança. A conquista, em 2025, da inédita nota A+ em capacidade de pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, referenda que as políticas fiscais e financeiras da gestão Eduardo Pimentel colocaram a Prefeitura de Curitiba entre as mais fortes, estáveis e confiáveis do país. A nota Capag A + permite ao município buscar financiamentos de investimentos com juros ainda mais baixos.