A Rua Pedro Pilatto, no bairro Umbará, está recebendo obras de pavimentação e drenagem. A intervenção vai cobrir com asfalto o último trecho de saibro da via - 1.168 metros de chão batido.
Com esta etapa, o trabalho da Prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está sendo complementado na rua que há alguns anos passou por requalificação em um trecho de 360 metros, a partir do cruzamento com a Nicola Pelanda.
Aos poucos, o trecho remanescente está sendo preparado com a implantação de toda a infraestrutura para prevenir alagamentos - galerias de água pluvial, bocas de lobo e meio-fio -, para finalmente receber o asfalto na última etapa.
A Pedro Pilato fica em uma área que abriga cerâmicas, fábrica de móveis, serraria, mas também é formada por pequenas chácaras e residências. O movimento de carros e caminhões é constante. Requalificada, ela torna-se uma opção melhor de ligação entre o Umbará e o Ganchinho.
Família Pilato
Medlin Pilato, 21 anos, mora Rua Pedro Pilato desde que nasceu e gosta muito lugar. Tataraneta de Pedro Pilato, ela mora na parte que já foi requalificada, onde também residem outros membros da família. Para ela, a pavimentação em toda a via vai trazer mais qualidade de vida para os moradores.
OUÇA AQUI
Medlin Pilato, moradora.
“O problema principal aqui era muito pó e, quando chovia, muita lama. A casa não parava limpa, os carros também não. A qualidade de vida não era boa por causa do pó, todo mundo aqui tem rinite. Então acho que o asfalto melhorou a nossa qualidade de vida. Eu conhecia a rua sempre de chão de batido e ter o asfalto agora é até engraçado, porque é uma coisa completamente diferente, muda tudo”, comentou Medlin.
As melhorias estão realizadas entre a Rua José Ordenir de Camargo e o asfalto existente. A rua está entre as 30 vias que eram de saibro e foram asfaltadas pela Prefeitura nos últimos quatro meses.