Nesta sexta-feira (26/9), a partir das 9h, a Rua Filipinas, no sentido ao Terminal Centenário, será bloqueada em meia pista a partir do cruzamento com a Sebastião Marcos Luiz até a Rua Amador Bueno.
A alteração no fluxo é necessária para a execução dos serviços de escavação, drenagem, pavimentação, meio fio e calçadas das obras do Ligeirão Leste/Oeste, que integra o Programa de Revitalização e Obras da Prefeitura, o PRO Curitiba.
A intervenção na Rua Filipinas prepara a via para formar um binário com as ruas Ceilão e Capitão Guilherme Bianchi, garantindo melhores condições de circulação para ônibus, pedestres, ciclistas e automóveis.
Agentes de trânsito vão orientar e organizar o fluxo de veículos nos primeiros dias para garantir a segurança de pedestres, ciclistas, motoristas e funcionários que trabalham nas obras.
O trecho em obras está sinalizado com cones, cerquites, barreiras e placas para orientação motoristas, que devem reduzir a velocidade para 40km/h, já que o trânsito vai seguir em meia pista.
Desvio
Para desviar do trajeto em obras, o motorista pode acessar as ruas Paulo Frotin, Luiz França ou José Fabiano Barcik e, mais à frente, a Avenida Florianópolis ou a Rua Amador Bueno.
Já para os condutores que trafegarem no sentido Centro, a opção é seguir pelo binário da Rua Ceilão, que estará sinalizado.
A previsão é que essa intervenção vá até o dia 17 de outubro.
Obras BRT Leste/Oeste
As obras do BRT Leste/Oeste são fundamentais para aumentar a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários. Para que isso aconteça, o projeto prevê a requalificação de 22,5 km de canaletas exclusivas, a modernização de cinco terminais e a revitalização de 34 estações-tubo.
Quando concluído, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será reduzido em 23 minutos, com apenas 11 paradas ao longo do percurso. As obras do Ligeirão Leste/Oeste somam US$ 75 milhões em investimentos, financiados pelo New Development Bank (NDB), o banco dos Brics.
PRO Curitiba
O Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) é o maior da história da cidade e engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão, como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.