Uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Associação de Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac) está garantido que crianças tenham aulas gratuitas de patinação artística, na Rua da Cidadania Santa Felicidade. As aulas são feitas às segundas e quartas-feiras, das 11h às 12h, e têm vagas para os curitibinhas interessados em iniciar a atividade sobre rodas que alia esporte e arte.
Para participar não é preciso saber patinar, nas aulas são ensinadas as técnicas desde equilíbrio inicial, primeiros passos, até as manobras mais elaboradas da patinação. Porém é preciso que o participante leve os patins de quatro rodas. O modelo roller (com rodinhas em linha) não é adequado para a patinação artística.
As inscrições podem ser feitas na sala do Núcleo da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smelj), no andar térreo da Rua da Cidadania de Santa Felicidade.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3221-2574.
Campeão sul-americano
As aulas de patinação artística acontecem na quadra de esportes e são mediadas por Vanessa Cristina Maestrelli, voluntária da Apac para ensinar as crianças. A partir deste sábado (19/10), os participantes começam a ser chamados também para algumas atividades extras com Thiago Tortato, 15 anos, campeão sul-americano júnior e top 10 do mundo no World Roller Games, que foram disputados em julho em Barcelona.
Tortato, que é atleta incentivado pela Prefeitura de Curitiba, foi o primeiro paranaense a representar o Brasil no Campeonato Mundial. A participação dele em alguns treinos ajudará a desenvolver ainda mais o potencial das iniciantes.
Camila Sulzdach, 8 anos, começou a participar das aulas há poucos meses e se orgulha do que aprendeu.
“Já sei bastante coisa, mas quero aprender ainda mais para ser uma boa patinadora”, conta Camila Sulzdach.
A mãe de Camila, a dona de casa Vera Lucia Sulzdach, conta que as aulas na Rua da Cidadania foram a oportunidade que faltava para que a filha pudesse iniciar a atividade. Nas academias particulares, as aulas têm mensalidades a partir dos R$ 300, para duas vezes na semana.
“E ao trazê-la acabei descobrindo que poderia participar de aulas de ginástica, também ofertadas gratuitamente aqui na Rua da Cidadania, agora estamos as duas praticando uma atividade física”, disse Vera Lucia.
Julia Sofia Ruppel, 6 anos, acabou de ser matriculada na turma. Em apenas duas aulas a menina já descobriu que a patinação é uma atividade que lhe agrada. “Gostei muito e quero aprender a fazer os saltos. A patinação é um esporte muito legal”, disse Julia.
Contrapartida
As aulas de patinação abertas à comunidade são uma contrapartida oferecida pela Apac, que aos fins de semana usa a quadra como o espaço para treinos e eventos de formação dos patinadores da associação.
“É uma forma de contribuirmos com a sociedade, uma vez que compartilhamos deste espaço que é público e, ao mesmo tempo, da formação de crianças e adolescentes tornando possível a prática da patinação”, diz a voluntária Vanessa Cristina Maestrelli.
Para as aulas com as crianças Vanessa leva sua experiência como ex-patinadora e mãe de atleta do esporte. Sua filha, Nayara Maestrelli, 14 anos, é a campeã paranaense na categoria cadete e a décima melhor patinadora do Brasil. Nayara também é atleta incentivada pela Prefeitura de Curitiba
Eventos
Além das aulas da equipe de treino da Apac, a quadra da Rua da Cidadania de Santa Felicidade é usada para eventos de formação. Um deles, realizado no início de outubro, trouxe a Curitiba, Gustavo Casado, medalhista de bronze no Pan Americano, realizado em julho, em Lima, Peru.
Serviço
Aulas de patinação artística
Data: Segundas e quartas-feiras, das 11h às 12h.
Local: Rua da Cidadania de Santa Felicidade, Rua Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade.
Informações: 3221-2574