Os moradores da Regional CIC, formada pelos bairros Augusta, CIC, Riviera e São Miguel, com mais de 200 mil moradores, foram beneficiados com grandes obras estruturais em oito anos de gestão.
Estão em fase avançada as obras da Rua da Cidadania da CIC, com R$ 41 milhões em investimentos, em 14,5 mil metros quadrados de área construída. A conclusão das obras está prevista para março de 2025. A Rua da Cidadania da CIC será sustentável, com captação de energia solar por placas fotovoltaicas e reservatório para reúso de água da chuva.
As áreas de educação e saúde também receberam atenção especial da Prefeitura de Curitiba. As ações nessas duas áreas ampliaram o atendimento à comunidade com excelência e qualidade para a comunidade.
Atendimento educacional
Na área de educação, foram construídos 3 novos CMEIs com mais de 300 vagas, no total: CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli Camponesa (CIC), CMEI João Botelho (CIC) e CMEI Francisca Wisek (Augusta). Também foram totalmente reformados e transformados em Farol do Saber e Inovação os antigos Faróis do Saber Fernando Amaro de Miranda (CIC), Joaquim Nabuco (CIC), Padre Antônio Vieira (CIC), Sérgio Mercer (CIC) e Vinícius de Moraes (CIC).
A Prefeitura também abriu o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Ronaldo Vadson Schwantes e inaugurou a Universidade Livre do Professor, no Parque dos Tropeiros, na CIC. Os moradores ganharam ainda a reconstrução total da Unidade de Educação Integral (UEI) da Escola Municipal Otto Bracarense e a inauguração da Unidade de Educação Integral Integrada CIC (UEICIC) que atende, de modo integral, 240 estudantes das escolas municipais Vila São José e Colônia Augusta. Todas as 74 unidades educacionais da Regional passaram por obras de menor ou maior porte neste período, como a revitalização total do CMEI Caiuá I e do CMEI Luz do Amanhã.
Saúde ampliada
Na Saúde, a Prefeitura reformou a UPA CIC e reconstruiu as Unidades de Saúde (US) Caiuá, Nossa Senhora da Luz e Augusta. Também revitalizou as US Vila Verde, Jardim Gabineto e Campo Alegre. Foram revitalizadas ainda as 17 clínicas odontológicas.
O Hospital Vitória foi incorporado em definitivo ao Sistema Único de Saúde do município. São 76 leitos - 66 de enfermaria e 10 de UTI, para garantir mais segurança e cuidados aos pacientes.
Pavimentação
A CIC ganhou obras importantes de mobilidade e integração. Foram executadas nos últimos oito anos ou seguem em andamento, 184 obras de pavimentação em mais de 102 km. Nas ações do programa Asfalto do Saibro, por exemplo, várias ruas ficaram livres da poeira e da lama. Dentre as recuperadas estão as ruas Lodovico Kaminski (Cidade Industrial), dos Palmenses (São Miguel), Albino Evaldo Müller (Augusta) e Benedito Carollo (Riviera).
A Prefeitura realizou também obras de manutenção do asfalto em vias importantes da regional, como a Professor Algacyr Munhoz Mader (CIC), Cidade Jardim Olinda (Riviera), Estrada Velha do Barigui (São Miguel) e a Rua Pedro Cruzetta (Augusta).
Maria Aparecida da Silva Ferreira, moradora há 18 anos da Rua Irmã Flora Compostrini e presidente da Associação Moradias Augusta B, ficou satisfeita com o novo pavimento e a reestruturação das calçadas na extensão da Rua Eduardo Afonso Nadolny, importante via comercial do bairro.
“O pavimento e as calçadas facilitaram a vida de todo mundo. Tudo melhorou para os moradores no dia a dia”, disse Maria Aparecida.
O plano de mobilidade e integração do município revitalizou a Rua Raul Pompeia, entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a ponte sobre o Rio Barigui. Também foi requalificada, em diferentes trechos, a Rua João Bettega, entre Portão e CIC.
Transporte público
Foram implementadas mais linhas de ônibus na Regional CIC, durante a gestão: Colombo/CIC, Augusta/V.Marqueto, Caiuá/Cachoeira, Vizinhança/Sta Rita, Complexo Industrial, Posiville/INC, Emílio Romani, Gabineto (ampliada) e Bosch (ampliada).
Outras obras fundamentais foram concluídas:
· Construção das alças de acesso à Trincheira da Ceasa. A estrutura faz a interligação dos bairros CIC, Tatuquara e Umbará por baixo da BR-116 e beneficia cerca de 300 mil moradores e motoristas todos os dias.
· Correção geométrica da Rua Eduardo Sprada, em frente à Fábrica da Volvo, com novo traçado no trecho de 250 metros.
· Correção geométrica e rotatória nas Ruas Pedro Gusso, Senador Accioly Filho, Theophilo Mansur e Gregório Thomaz, para minimizar conflitos viários.
· Programa Caminhar Melhor recuperou 1.730 metros de calçadas nas ruas Davi Xavier da Silva, Orlando Lamarca e Lea Moreira.
· Já começou a obra da nova rota de ciclomobilidade com 8,8 km, da Rua Eduardo Sprada.
· Implantação de ciclofaixas unidirecionais, com 2,6 km de extensão, na Avenida das Indústrias, e novas calçadas e conexões cicloviárias na Rua Lea Moreira, na Avenida JK de Oliveira e na Rua Eduardo Afonso Nadolny, na CIC.
Obras contra as cheias
A Prefeitura de Curitiba executou ainda 22 km de perfilamento do canal e alinhamento de fundo do Rio Barigui (CIC), além de desassoreamento, construção de pontes e obras de contenção. Também está em andamento a implantação de bacia de detenção (macrodrenagem) do Ribeirão dos Muller. Outra obra estrutural, em fase de conclusão, refere-se à instalação da galeria de águas pluviais nas ruas José Mendes Sobrinho, Ludovico Zanier e Nelson Borba, na CIC.
Teatro da Vila
Na área da cultura, os curitibanos foram contemplados com o Teatro da Vila, espaço de integração social e cultural para os curitibinhas e famílias da região, com capacidade para 245 espectadores. O local já atendeu 36 mil pessoas desde a inauguração, em novembro de 2021.
Foi iniciado o projeto Arte No Parque dos Tropeiros, como demanda oriunda do Fala Curitiba.
Empreendedorismo
O Espaço Empreendedor foi reaberto, em 2017, e passou a oferecer 1.700 atendimentos, em média, todos os meses. O local oferece apoio e consultoria gratuita para os empreendedores da região.
Esporte e Lazer
Os moradores foram beneficiados com vários projetos na área de esporte e lazer, como a abertura da Praça Olímpica da CIC. O espaço oferece aulas gratuitas de vários esportes, como basquete, vôlei, futsal, judô, taekwondo, handebol, ginástica e esgrima.
Também foi reformada a piscina do Clube da Gente CIC. O local voltou a receber as aulas de natação e o Viva o Sábado, programa da Prefeitura que abre as piscinas aquecidas e quadras gratuitamente para a população.
A comunidade ganhou ainda a reforma da quadra esportiva da Praça José Fressato, no Augusta. O espaço ganhou piso de grama sintética, alambrado renovado e reforço na iluminação.
A Prefeitura implantou também quadras sintéticas no moradias Augusta, Alto Bela Vista, Itatiaia e Vila Sandra. Os moradores ganharam ainda a revitalização da Praça União, ao lado do Clube da Gente.
Habitação
Nesta área, avançam as construções de 24 casas no Moradias Parati. A Prefeitura já entregou 103 moradias e 2.561 títulos de propriedade dos imóveis na regional.
Segurança alimentar
Foram implantadas também seis hortas comunitárias, como a Paraíso Dembinski. Além disso, avançam as obras da Fazenda Urbana da CIC, no Parque dos Tropeiros. O local receberá o projeto da Agrofloresta para promoção de técnicas agrícolas e reflorestamento.
Ação social e meio ambiente
Na ação social, o município realizou a reforma do Cras Vila Verde (CIC) e houve a mudança do espaço do Conselho Tutelar, que saiu da Administração Regional para imóvel próprio e exclusivo.
A Prefeitura revitalizou ainda os parques Caiuá, Diadema e Túlio Vargas, na CIC. Também na área de meio ambiente, o antigo lixão foi transformado na Praça Adilson Pereira Sodré, na CIC. Os moradores ganharam ainda as praças Moradias Aquarela e Suécia (em frente a Volvo), na CIC. O Bosque Itatiaia recebeu também iluminação com tecnologia LED.
Segurança
A área da segurança pública foi contemplada pelas ações do município em oito anos de gestão. As ações integradas com outros órgãos de segurança seguem em pleno vigor, bem como o apoio nas ações de fiscalização do município.
A Prefeitura contratou mais servidores da GM e além disso, foi reformado o Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba Comandante Emérito Inspetor Odgar Nunes Cardoso.