O Irreverente Palhaço Caxias é a atração cultural grátis que acontecerá neste domingo (22/5), a partir das 16h, na praça da Rua da Cidadania do Cajuru. Com 45 minutos de duração, o espetáculo solo é garantia de diversão para toda a família. A organização é do Núcleo Regional da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do edital para artistas de rua.
O Palhaço Caxias é o personagem criado pelo artista curitibano Tiago Straub, vizinho da Rua da Cidadania. “Moro a uns 2 quilômetros de lá”, conta. Com dez anos de carreira, ele faz parte das companhias circenses Risas y Rebeldia e Pololos. Durante sua apresentação, ele se equilibra num monociclo, maneja malabares e toca acordeon, entre outras performances.
A capoeira vai aos meninos
Do outro lado do município, na Regional Santa Felicidade, os 20 adolescentes em acolhimento institucional na unidade da área também terão lazer garantido no fim de semana. No sábado (21/5) de manhã, eles assistirão à apresentação No Ritmo da Capoeira Angola, da Associação de Capoeira Angola Dobrada, escola dedicada ao estudo sobre o tom, arranjo e as melodias da capoeira.
“Será um momento de conviver e conhecer outras culturas, e eles gostam muito de capoeira. Alguns até treinam”, conta a gerente de Proteção Social Especial da FAS (Fundação de Ação Social) na Regional Santa Felicidade, Ana Caroline Wendland. Além das rotinas dentro da casa, os meninos também fazem atividades educativas e culturais externas.
A atividade será interativa e terá cerca de uma hora de duração. Participarão Welington Negrão, primeiro mestre de capoeira angola de Curitiba, e os alunos Gustavo "Bisqui’ e Gisele Rossi e Caroline Blum.
Serviço
O Irreverente Palhaço Caxias
Apresentação circense na Regional Cajuru
Data: 22/5 (domingo), às 16h
Grátis
Aberta a todos os públicos
No Ritmo da Capoeira Angola
Data: 21/5 (sábado)
Apresentação dirigida