A rua Almirante Tamandaré, no bairro Juvevê, ganhará mudas antivandalismo. A Prefeitura de Curitiba está revitalizando a arborização da rua. No lugar dos alfeneiros, espécies exóticas invasoras, serão plantados dedaleiros e outras espécies com diâmetro maior e mais desenvolvidas. O trabalho faz parte do novo Plano Diretor de Arborização Viária de Curitiba.
As equipes começam nesta segunda-feira (21) a remoção de 24 alfeneiros que estão com risco de queda ou comprometidos por infestação de pragas e doenças. Outras 22 árvores da rua serão podadas. As intervenções acontecem no trecho entre as ruas Itupava e Bom Jesus, onde encontram-se as árvores com risco de queda.
No lugar, serão plantadas 32 mudas de dedaleiros e outras espécies de médio porte. As mudas irão para a rua mais fortes, com diâmetro de 10 centímetros e altura mínima de 2,5 metros. "Por estarem mais desenvolvidas, fica mais difícil de serem destruídas", explica o diretor do Departamento de Produção Vegetal, Edélcio dos Reis.
Produzidas no Horto Municipal de Curitiba, as mudas antivandalismo levam até cinco anos para ficarem prontas. No método antigo, usado há mais de 20 anos, as mudas eram plantadas com dois centímetros de diâmetro e 1,8 metro de altura, e demoravam três anos para ficarem prontas. Com porte menor, fica fácil de a planta ser arrancada ou danificada.
Plano - A Almirante Tamandaré é a terceira rua a receber mudas antivandalismo, que começaram a ser plantadas pela Prefeitura esse ano. As ruas João Refo, em Santa Felicidade, e Algacyr Munhoz Mader, na CIC, foram as primeiras a terem arborização com mudas antivandalismo.
O Juvevê é um dos bairros de Curitiba que passa por revitalização na arborização viária. Até agora, 9 bairros da cidade foram beneficiados com podas, remoções de árvores com risco de queda, destocas de raízes e plantios de espécies nativas. O Plano de Arborização foi feito no Bacacheri, Água Verde, Centro, Sítio Cercado e Vila Izabel. Guaíra, Boa Vista, Bigorrilho e Juvevê estão em execução.