O domingo de sol foi um convite extra aos 80 inscritos para a visita guiada Caminhando através do Passado, edição especial da Rolêficina do Plano Diretor, dentro da programação do Domingo no Centro. A ação, iniciativa da pesquisadora especialista em patrimônio histórico Clarissa Grassi, com o apoio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Escola de Patrimônio da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) reuniu pessoas de 8 a 80 anos para uma caminhada de três quilômetros cheia de conhecimento e curiosidades.
Prefeito se une aos participantes da The Hardest Run para correr pelo bem
Domingo no Centro entra na agenda das famílias curitibanas
A proposta da visita guiada foi de explorar o crescimento e desenvolvimento urbano de Curitiba, a partir da ocupação promovida pelas Ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo. A temática faz parte das discussões da revisão do Plano Diretor, que criou a estratégia da rolêficina como um instrumento de participação ao longo da realização das oficinas comunitárias nas administrações regionais ao logo da fase de leitura e desafios de crescimento urbano sustentável.
A chegada da estrada de ferro e a estação de trem construída no final do século 19 faz das ruas a porta de entrada da cidade. “Também foram importantes corredores de poder e desenvolvimento, concentrando equipamentos públicos, casas executivas e legislativas e as principais empresas da época, especialmente hotéis, armazéns e meios de transporte, como os bondes puxados por mulas”, explica Clarissa Grassi, pesquisadora
A mudança das vocações dos espaços urbanos e usos dos imóveis ao longo do tempo estão registrados na diversidade de estilos arquitetônicos. As duas ruas concentram a maior parte das Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) do Centro. Paços municipais, palácios de governo, sede de clube social e residências de grandes empresários da época formam o conjunto de edificações que encantam a cada passo e informação compartilhada.
A caminhada seguiu até o Passeio Público, um dos primeiros do país como área verde urbana, criado em 1884. Na parte final do trajeto, os participantes percorreram a Rua XV de Novembro, transformada no primeiro calçadão de pedestres do país, uma das principais intervenções urbanas promovidas pelo então prefeito Jaime Lerner, em 1972.
As visitas guiadas fazem parte da programação do Domingo no Centro, ação integrada da Prefeitura de Curitiba para estimular a ocupação e revitalização do Centro da Cidade. As próximas ações do Domingo no Centro serão nos dias 16 de novembro e 14 de dezembro.
Próxima fase
O processo de revisão do Plano Diretor inicia nova rodada de oficinas comunitárias nas regionais a partir de 28/10, na Rua da Cidadania do Cajuru. Até 18/11, serão realizadas reuniões públicas para debate de propostas para diretrizes de desenvolvimento urbano para serem incluídas no texto da nova lei. Confira as datas e locais das oficinas comunitárias no site