Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) publicou, nesta segunda-feira (2/2), no Diário Oficial, as retificações dos seis editais do crescimento vertical 2025. Os documentos são resultado da análise dos pontos que poderiam ser aperfeiçoados em benefício dos servidores.
As inscrições para o procedimento de carreira começaram também nesta segunda-feira (2/2), às 8h. A inscrição e todas as demais etapas devem ser cumpridas exclusivamente pelo Portal do Servidor e a recomendação é para que os servidores leiam a íntegra do edital que corresponde à legislação da sua carreira e a respectiva retificação. O prazo de inscrições termina às 17h do dia 2/3.
O crescimento vertical proporciona ganhos de 15% no salário. Quem concorre em duas matrículas tem a chance de garantir os 15% em cada matrícula, se for contemplado.
“Este é um momento importante na vida dos servidores da Prefeitura de Curitiba. Estamos retomando um dos principais procedimentos para a nossa carreira como servidores. Respeitando a legislação, buscamos atender a todos os servidores, ainda que as carreiras tenham as suas particularidades”, declara a secretária de Gestão de Pessoal, Daniele Regina dos Santos.
Ela ressalta que as etapas do crescimento vertical estão bem detalhadas no Portal do Servidor. Para facilitar, o serviço Crescimento Vertical 2025 está entre os favoritos, no Portal do Servidor, logo depois que o servidor informar seu CPF e senha. Ele também pode ser pesquisado pela ferramenta de busca. Para fazer a inscrição e acessar os documentos e as etapas do crescimento, o servidor deve clicar no link direto.
Os núcleos de gestão de pessoal, estão preparados para auxiliar aqueles que tenham dúvidas.
Confira aqui o contato do seu núcleo.
O que foi atualizado
Em parte das alterações, houve ajuste na linguagem. Também houve pequenas mudanças que envolvem a possibilidade de verificação direta, pela comissão examinadora, nos registros acadêmicos do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), caso o curso de especialização tenha sido cursado no Instituto. O mesmo se dá no caso de formações em instituições que têm parcerias institucionais com a Secretaria Municipal da Saúde.
As informações exigidas para a demonstração dos títulos que cada servidor pretende apresentar levará em conta a legislação da época em que aquele curso superior, especialização, mestrado ou doutorado tenha sido concluído. Além disso, os servidores poderão apresentar mais de um documento, para que eles se completem e tragam todas as informações exigidas.
Determinado servidor poderá, por exemplo, apresentar o certificado de conclusão e o histórico que, em muitas instituições de ensino superior, está no verso do certificado.
Profissionais de magistério que tenham títulos direcionados à área de Ensino Religioso terão a possibilidade de incluir no quadro A entre as especializações, mestrado e doutorado. As demais áreas que já estavam listadas no edital ficam mantidas.
Guardas municipais poderão apresentar certificações de conclusão de cursos abrangidos na Matriz Curricular Nacional para a formação das guardas municipais do Ministério da Justiça, além dos especificados no edital.
O documento que atualiza os editais do crescimento é também resultado de apontamentos feitos pelos sindicatos dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) e dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), que foram recebidos pela equipe da SMGP nos últimos dias e apresentaram as principais dúvidas.