Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Novo espaço

Revista especializada em artes destaca João Turin e Memorial Paranista

Homenagem a Turin é pauta em revista especializada em artes. Reprodução/The Art Newspaper

 

O Memorial Paranista, espaço no Parque São Lourenço destinado a homenagear o Movimento Paranista e um dos seus principais expoentes, o escultor João Turin, foi destaque em uma publicação on-line internacional especializada em artes. 

A The Art Newspaper de origem europeia, com sucursais em várias cidades do mundo, veiculou na última quarta-feira (13/1), matéria a respeito do local, que pode ser conferida neste link, em inglês.

Para o prefeito Rafael Greca, a divulgação reforça a importância do artista e da existência do Memorial para a cultura local. 

“O destaque dado a um de nossos maiores artistas, numa publicação internacional especializada em arte, é mais uma prova da importância de João Turin”, diz Greca. “O memorial honra o artista e a cultura paranaenses. Meu coração se alegra em vê-lo mais uma vez reconhecido e divulgado pelo mundo”, completa o prefeito.

O Memorial Paranista tem previsão de conclusão e entrega no mês do aniversário de Curitiba, em março deste ano. Mas a população já pode conferir algumas atrações, como a escultura Marumbi, que retrata duas onças em combate e mereceu menção da The Art Newspaper em seu texto. 

“A peça central do Memorial no Parque de São Lourenço é a escultura, de três metros de altura, que leva o nome do Parque Estadual do Pico do Marumbi, um Patrimônio Mundial da Unesco onde espécies nativas historicamente enfrentaram a perda de habitat devido a extração ilegal de madeira e mineração”, menciona a revista. 

Além da questão cultural, para a publicação, “o local vai encorajar o turismo e o desenvolvimento sustentável, com valorização da flora e fauna brasileiras - temas recorrentes do trabalho de Turin”. Gabriella Angeleti, autora do texto, ouviu Samuel Lago, detentor dos direitos do acervo do escultor.

Ícone do Movimento Paranista, criador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e considerado precursor da escultura no estado, João Turin nasceu em Morretes em 1878 e morreu em 1948. Estudou, expôs e foi premiado na Europa. 

Obras de destaque do artista ocupam espaços importantes na cidade, como o Tigre Esmagando Cobra, escultura instalada na Avenida Manoel Ribas, próxima ao Portal de Santa Felicidade.

Entrega simbólica

Para marcar os 167 anos da emancipação política do Paraná, o prefeito Rafael Greca promoveu, ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone, uma entrega simbólica do espaço no último dia 19 de dezembro, quando se comemora a data. 

“Esse memorial nos recorda que será paranista todo o paranaense capaz de amar a terra. A transformação do Parque São Lourenço neste lugar contempla um sonho de todos os paranaenses que amam nossa terra e a nossa gente em ver a obra de João Turin”, ressaltou o prefeito, na ocasião.

Atrações 

O Memorial traz 15 esculturas ampliadas em proporções heróicas (equivalentes a duas vezes e meia a medida de um homem) e elementos de paisagismo da arquitetura paranista e fontes de água.

Entre as obras, todas em bronze, além da Marumbi, há o Índio Guairacá II, Homem-Pinheiro, Pedagogia, Índio Guairacá I, Caridade, Onça Brincando com Filhote, Onças Brincando, Onça Espreita II, Fundação de Curitiba, Onça Descansando e Onça Espreita I.

Haverá, ainda, na galeria, exposições permanentes, como a de 78 esculturas originais de Turin, feita com apoio do Museu Oscar Niemeyer.

O local vai ter ainda teatro, galeria de arte, centro de criatividade, ateliê de esculturas, um memorial dos fundadores da Escola de Belas Artes do Paraná, capela em memória às vitimas da covid-19. Uma loja da rede #CuritibaSuaLinda e um café também estarão entre os espaços.

As obras estão em andamento. No Memorial, em fase de acabamento das áreas internas e externas. Fazem parte da implantação, também, melhorias em toda a área do Parque São Lourenço. 

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham na dragagem do lago e no cercamento e devem iniciar, em breve, calçadas e meio-fios do entorno. Já houve a implantação do playground em uma nova área, ampliação das pistas de caminhada e o plantio de 1,3 mil árvores nativas.