O processo de revisão do Plano Diretor terá, na próxima semana, as oficinas de visão do futuro 2050. Na segunda (13/10), terça (14/10), quinta (16/10) e sexta-feira (17/10), das 9h às 17h, o Memorial Curitiba estará aberto à toda a comunidade para a discussão de metas e objetivos de desenvolvimento urbano, alinhados às agendas globais e internacionais.
VEJA COMO se inscrever
“Elaborar os objetivos alinhados às agendas de desenvolvimento e políticas em diferentes níveis é um caminho para acessar recursos internacionais, federais e estaduais para execução de políticas públicas”, explica Thomaz Ramalho, diretor de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e coordenador da revisão do Plano Diretor.
As oficinas fazem parte dos eventos do Circuito Urbano, série de ações para promoção do desenvolvimento urbano, promovido pela ONU-Habitat, área das Nações Unidas dirigida às cidades e assentamentos humanos.
O prefeito Eduardo Pimentel participa da abertura, na segunda-feira (13/10), com Ana Zornig Jayme, presidente do Ippuc, e Beatriz Batistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Também estão previstas palestras de alinhamento de conteúdo, sobre a metodologia de trabalho e da evolução das cidades a partir de experiências de debates urbanos.
“Há 30 anos, Curitiba celebrava o Dia Mundial do Habitat na abertura da Rua da Cidadania do Boqueirão. Isso é um exemplo de como a cidade sempre buscou alinhamento às agendas globais de desenvolvimento urbano sustentável”, explica Ramalho.
Âncora
Conteúdo disponível
O evento da abertura será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube no Circuito Urbano e a programação completa pode ser verificada neste link. O conteúdo também vai ficar disponível na plataforma ReDus.
Toda a comunidade pode participar dos eventos, em qualquer tempo. É possível fazer inscrição antecipada na página do Circuito Urbano, em cada um dos dias das oficinas, ou participar em qualquer um dos momentos da agenda, entre 9h e 17h, no Memorial Curitiba.