Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Construção conjunta

Revisão do Plano Diretor de Curitiba é apresentada e discutida pelo Conselho Municipal de Turismo

Ippuc apresenta o Plano Diretor de Curitiba aos membros do Comtur, no Complexo Imap Barigui. Na imagem: O diretor de Planejamento e Coordenação da revisão do Plano Diretor, Thomaz Ramalho. Curitiba , 22/05/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

Nesta quinta-feira (22/5), o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu no Complexo Imap no Parque Barigui para a apresentação do Plano Diretor por representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). O tema principal abordado na reunião foi a participação do setor turístico na revisão do Plano. 

O diretor de Planejamento e Coordenação da revisão do Plano, Thomaz Ramalho, apresentou os principais eixos de atuação do projeto e como o turismo se relaciona e pode participar da discussão. Durante a reunião, os conselheiros tiraram dúvidas e fizeram sugestões.

“Uma das nossas preocupações com a revisão do Plano Diretor é qualificar os espaços públicos e promover acessibilidade e segurança. Tentamos entender o que são os ingredientes que fazem esses espaços e acredito que podemos aprender com vocês. É algo que gostaríamos que vocês abraçassem conosco”, sugeriu o diretor.


Evolução conjunta

O Plano Diretor de Curitiba foi instituído em 1966 e é revisado a cada 10 anos, conforme exigência constitucional e do Estatuto da Cidade. A atual versão está vigente pela Lei Municipal 14.771/2015. O processo tem uma gestão participativa e democrática, com envolvimento da sociedade civil organizada e equipe técnica multisetorial da Prefeitura de Curitiba e outras esferas do poder público.

O setor turístico evoluiu significativamente nos últimos anos em Curitiba, com aplicação de novas tecnologias, como o movimento do ecossistema DTI (Destino Turístico Inteligente) e valorização dos pontos históricos. Dados da Pesquisa de Demanda Turística, realizada pelo IMT, apresentam um crescimento de 89% no número de turistas entre 2012 (3,9 milhões de pessoas) e 2022 (7,4 milhões). 

“A participação de vocês hoje é muito importante, porque para avançarmos com o Plano Municipal de Turismo dependemos do Plano Diretor. E esse é o momento para integrarmos e apresentarmos as demandas do nosso setor para o Ippuc, assim como uma oportunidade para entendermos como podemos participar”, destacou a presidente interina do Instituto Municipal de Turismo, Edle Tatiana Lesnau. 

O Comtur reúne 36 entidades que representam diferentes segmentos do turismo no município, como instituições públicas, entidades privadas e sociedade civil. O Plano Diretor deve ser concluído em junho de 2026, com o encaminhamento do texto da nova lei para a aprovação da Câmara Municipal.