Técnicos da Prefeitura e especialistas da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUB) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) se reuniram esta semana na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A agenda de trabalho da equipe do BID, coordenada por Camila Maleronka e Yara Fonseca, com técnicos do Ippuc e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) inclui a apresentação dos projetos e visita técnica à área de futura intervenção dos Ecodistritos do Umbará/Ganchinho e do Belém, que o prefeito Rafael Greca apresentou em Washington, durante seminário do banco ocorrido em janeiro deste ano.
“Nossa cidade é um campo aberto à inovação e às boas ideias. As parcerias em projetos sustentáveis fortalecem as ações em curso na gestão do prefeito Rafael Greca e o alinhamento de Curitiba à agenda global pela mitigação dos efeitos das mudanças climáticas”, disse o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, em um dos encontros.
O Ecodistrito do Umbará ficará entre o Rio Barigui e a BR-277, abrangendo os bairros Caximba (Reserva da Vida Silvestre), Campo de Santana, Umbará e Ganchinho.
Já o Ecodistrito da Bacia do Rio Belém vai da BR-277 até o Rio Atuba, passando pelos bairros Alto Boqueirão (Zoológico), Boqueirão (Parque Náutico), Uberaba (Parque da Imigração Japonesa) e Cajuru (Parque Peladeiros e Cajuru).
Apoio à eletromobilidade
Os encontros também têm o objetivo de dar sequência às tratativas para incluir Curitiba em cooperações técnicas do banco, em andamento no Brasil, para o suporte e fomento a outras iniciativas de baixo carbono.
Em Bogotá, Colômbia, o BID Invest, associado ao Programa de Infraestruturas Sustentável do Reino Unido (UKSIP), apoiou a compra de 400 ônibus elétricos sob um modelo de aquisição inovador e atraiu investimento do setor privado para esta nova classe de ativos, acelerando a adoção da eletromobilidade nos transportes públicos na América Latina e no Caribe.
Estes investimentos deverão reduzir ou evitar 18,8 milhões de toneladas de emissões de gases de efeito de estufa (MtCO2e) levando-se em conta o tempo de vida útil dos ônibus. O exemplo da Colômbia diz muito respeito a Curitiba, que iniciou o processo de mudança de matriz energética da frota de ônibus, adotando a eletromobilidade como modelo.
Cooperação técnica
Ciente disso, em janeiro deste ano o prefeito Rafael Greca solicitou à Agência Brasileira de Cooperação (ABC) a inclusão de Curitiba em projetos que contam com recursos do Programa de Infraestruturas Sustentável do Reino Unido (UKSIP).
O objetivo é garantir que a capital possa ter acesso ao programa desenvolvido pelo BID e o Reino Unido, que fornece apoio de cooperação técnica aos setores público e privado para desenvolver políticas, infraestruturas de mercado e projetos de investimento que podem ser replicados e escalados.
Além disso, fornece recursos concessionais para financiamento misto (blended finance), incluindo dívida, equity, garantias e incentivos baseados no desempenho, para apoiar e desenhar projetos de infraestrutura sustentável e mobilizar investimento privado na ação climática.
O Reino Unido investiu mais de US$ 80 milhões através do UKSIP, apoiando mais de US$ 7,2 bilhões de dólares em financiamento em projetos de mitigação às mudanças climáticas.